Promovendo um momento de reflexão sobre o ambiente escolar, a Escola Municipal Professor Laércio Fernandes Monteiro em parceria com o Centro Municipal de Educação Infantil Professora Francisca Célia Martins de Souza organizaram nesta terça-feira (14), uma formação pedagógica visando preparar os gestores e professores para o ano letivo de 2023, por meio de trocas de experiências e dinâmicas sobre a prática docente, reforçando e apresentando novas abordagens saudáveis para o ecossistema de ensino humanizado. O momento faz parte da semana pedagógica desenvolvida pela parceria entre o CMEI e a Escola e traz a mensagem “por onde flor, floresça”, fazendo alusão aos votos de um ano letivo construtivo para a comunidade.

Atuando como gestora pedagógica da Escola Municipal Professor Laércio Fernandes, Gisley Terezinha Melo Rosa, contou sobre as motivações que norteiam a semana pedagógica. “Existe todo um contexto devido à pandemia e a fatores externos da escola. Percebemos que os alunos após o período em casa, voltaram mais agitados. Conversando com os coordenadores pedagógicos, idealizamos reavivar projetos de literatura aliado a um projeto de valores, resultando nas ideias para o ano letivo. Buscando retratar valores, sentimentos, amor à natureza, entre outras virtudes. Nosso principal objetivo é resgatar a humanização dentro da escola”, afirmou.

Responsável como gestora administrativa do CMEI Professora Francisca Célia Martins, Ana Luiza Souza Germano, detalhou como a parceria entre CMEI e Escola favorece a melhoria do ambiente escolar. “Essa interação tem que acontecer, por falarmos de um único objetivo que é o aluno da educação municipal. Atividades como essa tem que acontecer continuamente, pois estamos atendendo a uma comunidade só, que é a de Nossa Senhora da Apresentação”, destacou.

Lecionando como educadora infantil do CMEI Francisca Célia Martins há 14 anos, Maria Antônia Bezerra da Silva, comentou sobre a semana pedagógica e a formação como ferramenta de desenvolvimento para os professores. “Somos escolas parceiras há bastante tempo, uma prepara as crianças da Educação Infantil e a outra, os estudantes do Ensino Fundamental. As crianças que concluíram o nosso CMEI vão para o Laércio Fernandes. Momentos como esse, são muito interessantes para todos nós que fazemos parte da mesma comunidade”, disse.

Ensinando a disciplina de Ensino Religioso na Escola Municipal Professor Laércio Fernandes, Francisco de Assis Lopes, também contou sobre a relevância do encontro. “Primeiro o reencontro, depois o planejamento para se fazer presente na escola, pois, para que o ano letivo seja de qualidade, precisamos nos organizar para as dificuldades. A escola sempre funcionou, somos uma escola de qualidade, que acolhe o estudante, que acolhe o professor. Então as expectativas são que isso se mantenha. Esse trabalho tanto pedagógico quanto social é tão importante para nossa comunidade”, ressaltou o professor.