A Secretaria Municipal de Educação de Natal promove nos dias 15 e 16 de março a XXIII Jornada de Educação das Unidades de Ensino de Natal (Jenat), com o tema “Currículos em diferentes contextos: estratégias pedagógicas para (re) composição de aprendizagens”. Depois de dois anos ocorrendo exclusivamente de maneira virtual, este ano a jornada tem uma programação híbrida (presencial e online) com o primeiro de atividades no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure). O evento abre oficialmente o ano letivo de 2023 com os profissionais de educação municipal.

O objetivo da jornada é congregar profissionais da educação e de áreas afins, discutindo temáticas pertinentes ao cenário educacional atual, ampliando as possibilidades educacionais nas 146 unidades de ensino da Prefeitura do Natal.

“A escolha dessa temática se deu pelo entendimento de que, a discussão sobre o desenvolvimento dos currículos nos diferentes contextos educacionais deve contemplar as mais diversas estratégias pedagógicas, de forma a garantir a (re) composição das aprendizagens dos estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA)”, destaca a professora Cristina Diniz, titular da SME-Natal.

A solenidade de abertura acontece no dia 15 de março, às 09h no auditório do Cemure, com a conferência “Currículos em diferentes contextos: estratégias pedagógicas para (re)composição de aprendizagens, ministrada pela professor doutora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Rosinalda Aurora de Melo Teles. Ainda na programação acontece às 10h30 a palestra motivacional “Motivação, trabalho em equipe e conquistas”, com a psicóloga Flávia Diogo, do Sebrae-RN, e às 14h15, uma mesa redonda com o tema “Currículo e Contextos educacionais: novas construções de aprendizagem”, com a participação dos professores doutores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Maria Cristina Leandro de Paiva e Dennys Leite Maia.

Já no dia 16 de março, a jornada será no formato remoto e ofertará workshops, minicursos e relatos de experiências, por meio de salas virtuais. Para participar dessas atividades, os profissionais da Rede Municipal de Educação de Natal devem se inscrever previamente por meio do site da Jenat 2023 que já está disponível.

De acordo com a diretora do Departamento de Ensino Fundamental, Noelia Barbosa, no dia 15, para o formato presencial, no turno matutino, serão disponibilizadas 450  inscrições para diretores, coordenadores e assessores. Para o formato presencial no turno vespertino, serão disponibilizadas 450 inscrições para professores, inspetores escolares e coordenadores pedagógicos. As demais inscrições serão para participação online, de forma síncrona ou assíncrona pela plataforma do evento. Ao se inscrever o professor receberá a confirmação por email, bem como o link de acesso às salas virtuais.

Todas as orientações para as inscrições (de autores) de relatos de experiências, para a organização de ministrantes de workshops e ou minicursos estão destacadas no site da Jenat 2023.