Com o objetivo de divulgar o destino Natal, bem como atrair investimentos para o turismo, principal atividade econômica do município, o prefeito Álvaro Dias visitou ontem (7) a Internationale Tourismus-Börse (ITB), a maior feira do mundo para profissionais da área de turismo, onde milhares de expositores de todas as partes do mundo apresentam seus produtos e serviços. A ITB ocorre no Centro de Convenções e Exposições de Berlim, que se localiza na Messedamm 22. O centro de exposições com 26 halls distribuídos em uma área de 160.000 m² e três entradas.

O prefeito visitou o estande do Brasil acompanhado do presidente da Fecomércio/RN, Marcelo Queiroz; do diretor regional do Senac, Raniery Pimenta, e do gestor de Desenvolvimento Local do Senac, Marcelo Milito. A programação da comitiva potiguar na Alemanha foi articulada pelo Instituto Educacional da Economia Bávara (BBW). A ITB Berlim reúne, anualmente, mais de 10.000 expositores de até 180 países para expor seus produtos e serviços mais inovadores no segmento.

O chefe do executivo municipal assinalou que o objetivo da visita a Berlim é mostrar e divulgar as potencialidades do município na principal feira de turismo do mundo. “Natal tem belezas naturais encantadoras e estamos empenhados em potencializar isso. Estamos executando o trabalho de enrocamento e engorda em Ponta Negra, nosso principal cartão postal. Outro projeto importante é a urbanização da Pedra do Rosário. Além disso, temos os eventos como Carnaval, São João e Natal em Natal. As nossas expectativas para atração de novos negócios são bem positivas. Essa também é uma ótima oportunidade para atrairmos investimentos para gerar emprego e renda”, frisou.

Portugal
Antes de visitar a ITB Berlim, o prefeito Álvaro Dias participou no dia 1º de março da 33ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa, um dos principais eventos do setor na Europa. A feira reuniu mais de 1.400 expositores do mundo todo. O evento contou com a participação de várias associações turísticas, além de representantes de hotéis, resorts, operadoras e agências. A Feira Internacional do Turismo dedica-se nos seus três primeiros dias aos profissionais, com palestras e painéis de discussões. Nos últimos dois dias, a programação da BTL foi aberta ao público.

Álvaro Dias teve também uma audiência com o prefeito do Porto, Rui Moreira, no dia 3 de março, para tratar de um possível intercâmbio cultural e econômico entre as duas cidades. Porto e Natal têm uma área em comum chamada Ribeira. A ideia do prefeito é criar um programa de intercâmbio entre as duas áreas dentro da proposta de revitalização.

Ainda em terras portuguesas, Álvaro Dias visitou também no dia 4 o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, acompanhado da primeira-dama, Amanda Grace Dias, e do padre João Maria, pároco do Santuário da Zona Norte de Natal. A visita ampliou o conhecimento sobre o templo religioso e serviu de referência para desenvolver o potencial do Santuário natalense.

O gestor anunciou a construção de um Complexo de Adoração, com uma imagem de Nossa Senhora de Fátima que poderá se transformar na maior estátua católica da América Latina. A réplica do Santuário português conta com uma parceria dos administradores para sua consolidação: "O investimento, além de atrair devotos, deverá desenvolver o turismo religioso na cidade".