O programa Planta Natal está avançando. Na última quarta-feira (1°), a Prefeitura do Natal realizou a  primeira ação do ano, que visa a promover de forma adequada o aumento de áreas verdes nos espaços públicos, garantindo melhoria da qualidade de vida da população, principalmente na redução de áreas quentes da capital. O local escolhido foi a avenida Amintas Barros, na Zona Sul, onde recebeu o plantio de 50 mudas.

A avenida está recebendo obras de padronização e acessibilidade de calçadas. Nessas calçadas, a arborização é um dos pontos importantes do projeto. A ação foi executada pela equipe da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semurb) e contou com apoio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur). A partir de um metro de altura, as mudas utilizadas na ação foram de espécies nativas, como Ipê e Patas de vaca.

Plantar agora para tornar a cidade de Natal mais verde para as gerações futuras, é a meta central do programa, destaca o prefeito Álvaro Dias. Para ele, o Planta Natal reafirma o compromisso de sua gestão com as questões ambientais na ampliação da revegetação integrada da capital potiguar. “Idealizamos uma meta corajosa de plantar 20 mil árvores em Natal. O que nós estamos fazendo é perseguir essa meta, ir em busca de qualidade de vida para a cidade, com responsabilidade e consciência”, define ele.

A secretária-executiva da Prefeitura de Natal, Danielle Mafra, também ressalta o avanço do programa. "Estamos aqui na primeira atividade de 2023 do Planta Natal, após levantamento de novas áreas de plantio e replantio de espaços que receberão durante todo o ano ações do projeto", observa ela, uma das coordenadoras do programa.

Segundo a secretária, as ações devem continuar de forma integrada e mais atuante. A previsão, emenda ela, é de que sejam plantadas 10 mil mudas até o fim deste semestre. “Até o momento, já foram plantadas  13 mil mudas. Já foram utilizadas mudas nativas das mais diversas, dentre elas Mulungu, Pau Brasil, Ipê Roxo, Ipê Amarelo, Pau Ferro, Oitis e Craibeiras”, conta.

O Planta Natal é um programa da Prefeitura de Natal com ações integradas das secretarias Semsur, Semurb, Secom, Urbana, Educação, Secretaria Executiva e de Governo.  A sociedade civil também pode contribuir para o Planta Natal avançar ainda mais. A participação pode ser na questão da adoção de áreas verdes, em que o cidadão ou empresas podem procurar a Prefeitura para ficarem responsáveis pelos cuidados das áreas que receberam o plantio, bem como quem tiver interesse pode ajudar com a doação de garajaus e tutores ou através do site Planta Natal (www.plantanatal.com.br ).

Basta acessar o formulário na página virtual e preencher os itens conforme o interesse: "Adoção de mudas", “Plantio voluntário” ou "Solicitação de Plantio" e “Planta Natal no Seu Bairro”. "A população pode nos ajudar, por exemplo, descartando os cabos de vassoura de forma separada do restante dos resíduos domésticos. As equipes da Urbana já estão orientadas a recolher esse material e repassar para o Planta Natal", aponta Danielle Mafra.