A alegria e a folia fazem parte do carnaval, mas o respeito deve prevalecer para que a diversão não vire uma dor de cabeça entre os foliões. Com este intuito, a Prefeitura de Natal, por meio de uma ação integrada entre a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (Semul) e a Secretaria de Comunicação Social (Secom), lançou a campanha “Pediu pra parar, parou! - Não é não”, para combater o assédio sexual e a violência de gênero contra a mulher.

O objetivo é inibir a importunação sexual e tornar o carnaval mais seguro para as mulheres, durante as celebrações carnavalescas que começam nesta quinta-feira (16). De acordo com a secretária da (Semul), Maria José Medeiros, no pólo de Ponta Negra haverá um stand onde será oferecido suporte como a transmissão de vídeo educativo, assim como a apresentação da companhia de teatro da STTU, durante os intervalos dos shows orientando a população. “Nossa intenção é sensibilizar a sociedade sobre o assédio e a violência de gênero. Precisamos intensificar a segurança das mulheres e entender que o “não” precisa ser respeitado. Vamos disponibilizar equipes para atender a demanda da população”, explicou a secretária.

Na quinta-feira (16), a partir das 17h, o Bloco das Mulheres irá percorrer as ruas da cidade, conscientizando a população. A concentração será na Fundação Hélio Galvão, localizada na Avenida Campos Sales, seguindo até o Largo do Atheneu para a grande abertura do carnaval de Natal 2023.

Segundo o secretário municipal de Comunicação, Heverton de Freitas, a campanha integrada é de suma importância para informar e proteger as mulheres de importunação. “Foram produzidos panfletos, cartazes, assim como os canais de comunicação da Prefeitura que estão sendo amplamente divulgados para garantir a segurança dos foliões. A população poderá brincar o Carnaval de forma segura, pois um dos pilares da gestão é a defesa dos direitos das mulheres”, afirma o secretário.

A mulher que for vítima deste tipo de crime, deve fazer a denúncia através dos telefones 180 e 190 ou do 0800-281-8000 . Além disso, é importante descrever com detalhes o autor da importunação.