Nesta quinta-feira (16), no Largo do Atheneu, o Carnaval de Natal 2023 dá sua largada oficial com o tradicional Baile de Máscaras, quando o prefeito Álvaro Dias entrega as chaves da cidade ao Rei Momo e à Rainha do Carnaval.

Para animar a noite, tem Cortejo de Grupos Tradicionais a partir das 17h, Frevo do Xico (19h), Khrystal e Juliana Linhares (21h) e Orquestra Popular da Bomba do Hemetério e Maestro Forró às 23h.

Da quinta até a sexta-feira da semana seguinte, Natal vai reviver a folia após dois anos de interrupção por causa da pandemia. Serão polos espalhados pela cidade reunindo atrações locais, nacionais, bandas de frevo, blocos, troças, folia de rua, escolas de samba e tribos de índios.

Natalenses e turistas terão três polos em Ponta Negra (Praça do Gringo’s, Palco na Vila de Ponta Negra e Palco Praia Shopping), Polo Petrópolis, Polo Centro Histórico (Palco Praça Sete de Setembro, Espaço Ruy Pereira e Beco da Lama), polo Oeste (Palco Nazaré), Polo Redinha (Palco Buiú e Praça do Cruzeiro), Palco Nossa Senhora da Apresentação, Polo Rocas, Circuito Praia (Praia do Forte/Praia do Meio), Polo Ribeira (Escolas de Samba e Tribos de Índios), além de Blocos em diversos bairros da cidade.

Serão 49 bandas de frevo puxando 22 mil integrantes e 910 músicos instrumentistas, 275 músicos de palco reunidos em 55 atrações musicais e intérpretes e 49 blocos e troças, além de 9 tribos de índios e 13 escolas de samba. Confira a programação completa acessando o aplicativo Natal Digital.

Atrações
O Carnaval de 2023 reúne também nomes como Geraldo Azevedo, Fundo de Quintal, MonoBloco, Attoxxa, Serginho Pimenta, Ricardo Chaves, Academia da Berlinda, Felipe Cordeiro, Johnny Hooker, Cavaleiros do Forró e Grafith, além de artistas como Luizinho Nobre, Banda do Giba, Luisa e os Alquimistas, Marília Marques, Fobica do Jubila, André Luvi, Ribeira Boêmia, Batuque do Povo, Guilherme Ferri, Pagode do Coxa, Afoxé Oxum, Panda, Circuito Musical, Bira Santos, Tonny Farra, Douglas Pegador, Edyr Vaqueiro, Michele Andrade, Aduílio Mendes e muito mais.

A contratação de artistas locais em seus diversos estilos e gêneros representa mais de 90% da programação do Carnaval de Natal, através de seleções públicas que vão desde o Reinado de Momo e da Rainha, passando por Escolas de Samba, Tribos, Blocos e Troças, Atrações Musicais, Revelações e Intérpretes.

Os foliões, artistas e produtores têm à disposição toda a logística e infraestrutura com segurança e mobilidade. A logística e investimento que fazem do Carnaval de Natal um projeto de sucesso vai desde a contratação de ambulâncias, brigadistas, banheiros químicos, seguranças particulares, estruturas de gradeamento, sonorização, iluminação, palcos e camarins.

Além da atuação das Secretarias de Mobilidade, Turismo, Limpeza Urbana, Comunicação, Guarda Municipal, Serviços Urbanos, Proteção ao Consumidor, Iluminação Pública adicional, articulação institucional com as Polícias Militar e Civil para dar segurança aos foliões e agremiações carnavalescas.

O Carnaval de 2023 é realizado através de recursos da Lei Djalma Maranhão para projetos de Prévias e Blocos, emendas parlamentares e recursos próprios. “A contratação de artistas potiguares responde por mais de 90% do volume de atrações. O Carnaval deste ano mantém o padrão estético e artístico que a população espera e democratiza o acesso do público em Polos e do artista e cadeia produtiva dos recursos utilizados”, comenta o secretário de Cultura de Natal, Dácio Galvão.