Emoção, inclusão, alegria, cuidado e dedicação marcaram a tarde desta quinta-feira (9), dos assistidos da Residência Inclusiva durante a prévia carnavalesca “Folia RI", no Beco da Lama, atividade promovida pela Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas) por meio da equipe técnica da unidade. O objetivo da ação foi garantir o acesso à cultura, práticas de lazer e socialização com a comunidade.

A atividade consistiu em levar parte dos usuários e equipe de plantão para a programação musical do Lama Bar e com a supervisão da equipe técnica foi possível aproveitar o espaço cultural do Beco, lanchar e aproveitar o frevo.

De acordo com Ana Valda Galvão, a ideia de incluir pessoas com deficiência no Carnaval surgiu da própria equipe técnica da Residência Inclusiva e teve todo o apoio da secretaria. “É uma oportunidade muito boa porque podemos levar nossos acolhidos para um momento de lazer. Quero ressaltar a imensa satisfação em participar de um evento como este. Agradecer, principalmente, o apoio de todos vocês, usuários e profissionais, que acreditam neste trabalho e destacar o empenho do prefeito Álvaro Dias, que desde o início de sua gestão, não mede esforços para oferecer a vocês um serviço de qualidade”, ressalta.

“A prévia carnavalesca da Residência Inclusiva foi mais uma articulação da equipe técnica com a sociedade civil, com o apoio da gestão municipal, para promover o acesso à cultura, lazer e participação comunitária dos usuários acolhidos. É com grande satisfação que a equipe do serviço investe nessas atividades para proporcionar momentos de alegria aos usuários outrora tão vulnerabilizados. Todos se divertiram muito, festejaram e resta para nós a sensação de dever cumprido mais uma vez”, comenta a coordenadora do equipamento do município, Monally Ferreira.

A festividade contou com a presença da titular da Semtas, Ana Valda Galvão, da secretária adjunta Joice Torres e da chefe do Setor de Alta Complexidade da Semtas, Aline de Medeiros.

Residência Inclusiva

A Residência Inclusiva é a unidade da Semtas que oferta Serviço de Acolhimento Institucional, no âmbito da Proteção Social Especial de Alta Complexidade do Sistema Único de Assistência Social (Suas) para jovens e adultos dos 18 e 59  com deficiência, em situação de dependência, que não dispunham de condições de autossustentabilidade ou de retaguarda familiar, em sintonia com a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais.

O funcionamento da unidade é ininterrupto, com cuidadores trabalhando em turnos de seis horas. A equipe técnica é composta por assistentes sociais, psicólogo,  terapeuta ocupacional, cuidadores, além de auxiliar de serviços gerais e cozinheira. Uma outra finalidade da casa é propiciar a essas pessoas a construção progressiva da autonomia e do protagonismo no desenvolvimento das atividades da vida diária, na participação social e comunitária.