O prefeito Álvaro Dias, visitou nesta terça-feira (07) o município catarinense de Balneário Camboriú para conhecer o projeto de engorda e recuperação da orla implementado na Praia Central da cidade, que é semelhante ao realizado aqui em Natal na Praia de Ponta Negra. Na oportunidade, além de observar o serviço in loco, ele se reuniu com o prefeito, Fabrício Oliveira, e conversou sobre os impactos gerados sobre a cidade com a obra. O secretário municipal de Infraestrutura, Carlson Gomes, o secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Thiago Mesquita, a secretária municipal de Planejamento, Joanna Guerra, e o consultor do Município, Genildo Pereira, também participaram da reunião.

“Essa é uma visita técnica, onde observamos e analisamos o que foi executado aqui neste projeto, que é uma referência na engenharia nacional. Mesmo com pouco tempo de finalização e uso, a revolução no turismo de Balneário Camboriú é evidente. Toda a cadeia produtiva local foi impulsionada. Projetamos que aconteça em Ponta Negra, após o término do trabalho de requalificação do nosso principal cartão postal. Teremos uma Ponta Negra antes e depois da engorda”, detalhou Álvaro Dias.

Além do aspecto econômico e social da obra, o prefeito de Balneário Camboriú relatou que a obra na Praia Central também promoveu uma maior integração dos cidadãos locais com o equipamento: “Em janeiro deste ano recebemos o maior percentual de turistas da nossa cidade. A recuperação da orla da Praia Central criou um espaço enorme e bem-vindo pelas pessoas que o frequentam, valorizou os imóveis, impulsionou a arrecadação pública e está gerando crescimento econômico, e criação de emprego e renda”, detalhou Fabrício.

O prefeito de Balneário Camboriú aproveitou o encontro com Álvaro Dias para parabenizá-lo pela execução da obra em Ponta Negra e disse que não tem dúvidas de que a capital potiguar vai ganhar bastante com as mudanças que serão realizadas: “Natal tem muitas belezas naturais e tenho certeza que vai replicar o que aconteceu aqui com essa obra na orla de Ponta Negra. Os negócios locais vão crescer, novos investidores serão atraídos e todas as atividades econômicas vão ser impactadas positivamente. Vá em frente, prefeito Álvaro. Natal merece essa obra”, disse o chefe do poder executivo municipal de BC.

Engorda de Ponta Negra

A reestruturação da Praia de Ponta Negra já está em execução. A primeira etapa dos trabalhos abrange o serviço de enrocamento e proteção costeira. Essa fase foi dividida em nove trechos ao longo da praia. A concretagem das estruturas foi iniciada nesta quarta-feira (08). Em cada um deles, serão instalados entre 800 a 900 blocos de concreto. Em toda a extensão da obra, que vai abranger dois quilômetros, serão instalados cerca de 19 mil blocos. Esse serviço faz parte de um projeto existente nas proximidades do Morro do Careca e contará com duas frentes, uma em cada sentido.

Nessa etapa do enrocamento, serão investidos R$ 23,5 milhões. Quanto ao projeto da engorda, a secretaria municipal de Infraestrutura informou que ainda este mês vai receber os projetos executivos da obra para poder iniciar o processo licitatório. A chamada engorda da praia de Ponta Negra, quando estiver concluída, vai deixar a faixa de areia com 100 metros na maré seca e 50 metros na maré cheia.