Descobrir os segredos e a beleza da natureza e saber como preservá-la. É o desafio que a equipe do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte quer proporcionar a quem for visitá-lo. A agenda já está aberta para receber alunos de escolas públicas e privadas, ou grupos de pessoas que têm por objetivo conhecer os atrativos naturais que a área oferece.  Os dias e horários podem ser conferidos no site no parque, no menu agendamentos.

Para que uma determinada atividade de Educação Ambiental seja efetivada é necessário fazer um pré-agendamento,  preencher o formulário, responder os quesitos obrigatórios e enviar. Em seguida, o Setor de Educação Ambiental entra em contato com o responsável e deverá realizar uma reunião de planejamento para ajustar o trabalho a ser desenvolvido pelo grupo.

Nos últimos dias, escolas do Município já realizaram atividades, como é o caso da Escola Municipal Zeneide Higino, que no último dia 2 de fevereiro, levou  cerca de 90 alunos de três turmas do ensino fundamental I (3º, 4º e 5º anos), para visitar as exposições Fauna Potiguar e Caminho das Águas.

A Fauna Potiguar é uma exposição que apresenta mais de 40 espécies de animais nativos do RN a partir da premissa “conhecer para preservar”. Enquanto que a "Caminho das Águas - sanear com arte" é uma ação da Prefeitura em parceria com a Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Município do Natal (ARSBAN), que por meio da arte (pinturas) promove uma reflexão sobre a importância das águas subterrâneas.

Além disso, os estudantes puderam participar da soltura de uma iguana na natureza, um animal silvestre, o que reforça a mensagem da conservação ambiental do Parque da Cidade. No roteiro também estão a mediação sobre os painéis informativos a respeito da Unidade de Conservação e das zonas de proteção ambiental de Natal, que somam dez.

E a biblioteca da unidade, que dá apoio ao trabalho de educação ambiental e incentivo à leitura e atividades de lazer como contação de histórias, oficinas de jogos, mamulengos, fantoches, intervenções literárias, lançamento de livros,  e outras atividades que auxiliam os frequentadores do Parque no estudo, pesquisa e lazer.