“Pequenos olhares, grandes cliques” foi o tema da despedida das crianças do nível IV do Centro Municipal de Educação Infantil Mailde Ferreira Pinto Galvão, que aconteceu no final da tarde da última sexta-feira (06). O momento que reuniu fotografias feitas pelas crianças durante o ano letivo, comemora a etapa de transição escolar, com a ida dos educandos para o Ensino Fundamental. O CMEI possui 360 crianças, do berçário ao nível IV.

Atuando como gestora pedagógica do CMEI Mailde Ferreira Pinto Galvão, Gildene Ferreira comentou sobre a importância de promover a aula da saudade para as crianças. “Fizemos um trabalho sobre a fotografia, no sentido de quem não tem fotografia, não tem imagens da própria história. Essas memórias registradas por eles são o tema da aula da saudade, os registros dessa fase que as crianças fizeram e que poderão revisitar no futuro, sempre recordando essa etapa”, disse.

Andréia Ferreira Rodrigues é mãe de Maria Eduarda Rodrigues Cassiano, que tem seis anos, e contou que é um sentimento único vivenciar essa nova etapa da vida da filha, com a ida para o Ensino Fundamental. “Muito emocionante, estou de coração partido. Amo o CMEI e nunca deixou a desejar em nada”, afirmou.

Professora do nível IV matutino, Joycilene Ferreira de Oliveira Gomes, relatou que o evento é fundamental na vida das crianças. “Cada criança pode trazer fotografias, memórias vividas com suas famílias e momentos especiais aqui no CMEI. Eles registraram e fizeram um livro que será levado para o resto da vida deles”. As crianças vivenciaram anteriormente uma conversa com os fotógrafos Heracles Dantas e Alex Gurgel.

A chefe do Setor de Planejamento e Avaliação do Departamento de Educação Infantil, Angélica Priscilla Rodrigues, exaltou a experiência desenvolvida em conjunto com os educandos do CMEI no momento da despedida. “Foi incrível ver o olhar de cada criança com relação aos espaços favoritos do CMEI Mailde na perspectiva da fotografia. É um momento honroso e agradabilíssimo, pois podemos presencialmente vivenciar um trabalho real sendo desenvolvido com excelência, professores, crianças, equipe gestora, família, todos envolvidos e realizados com todo o contexto educacional”, contou.