“Vou cantando, encantando e assim vou construindo entre letras e desenhos” foi o tema da Tarde de Autógrafos do CMEI Dr. Vulpiano Cavalcanti de Araújo, localizado no bairro de Igapó, envolvendo cerca de 60 alunos que concluíram a etapa da Educação Infantil e ingressam em 2023 no Ensino Fundamental. O evento foi realizado em um salão de festas localizado no bairro da unidade de ensino e reuniu toda comunidade escolar.

A diretora administrativo-financeiro Maria Sandra Pereira de Medeiros, comentou que o maior objetivo foi proporcionar à criança um ambiente confortável e agradável para encerrar esse ciclo educativo, concretizado no projeto de leitura trabalhado no ano letivo. “O projeto tem o objetivo de despertar nessas crianças o desejo da leitura, o encantamento com os livros, desde que eles chegam à instituição muito pequenos e já começam a lidar com os livros. Quando as crianças saem no último ano, realizamos essa passagem deles para o Ensino Fundamental. Deste modo, com a concretização de um livro, onde os alunos são os protagonistas com escritos, desenhos, as histórias preferidas e que eles ouviram durante a vida deles na instituição e chamaram sua atenção. Partindo desse contexto, no livro está escrito as suas próprias histórias”, pontuou.

“A minha filha é autista e eu vi que ela se desenvolveu bastante. Se não fosse a pandemia, teria desenvolvido bem melhor. Ela já faz o nome dela. Não lê ainda, porque ela não tem aquela atenção de ficar bem concentrada para aprender mesmo a ler, mas agora no próximo ano, vamos começar a incentivar mais sua leitura”, contou Jaqueline Ângela da Silva que é mãe de Maria Júlia da Silva Mendes.

Representando a Secretaria Municipal de Educação, o diretor do Departamento de Recursos Humanos, Daniell Victor Rendall destacou o trabalho realizado pela gestão da unidade de ensino em todos os aspectos. “O CMEI Dr. Vulpiano Cavalcanti vem realizando uma gestão de muito zelo e cuidado, tanto no aspecto administrativo, como nas questões de ordem pedagógica. Percebemos aqui, a felicidade das famílias em saberem que os filhos são bem cuidados e recebem toda atenção dos profissionais que atuam nesta unidade de ensino”, disse. A assessora pedagógica do Departamento de Educação Infantil, Vani Teixeira também participou do evento.

A programação constou da entrada das turmas acompanhadas pelas professoras, exibição de um vídeo onde as crianças se apresentaram citando os nomes, idades e algumas preferências de atividades escolares, apresentação de uma peça infantil encenada pelos estagiários da unidade, autógrafos no livro de atividades didáticas representado por um aluno de cada turma, atividades culturais com três temáticas relacionadas à amizade e família, representadas pelas turmas dos alunos em uma homenagem especial aos professores.