A Cantata de Natal da Escola Municipal São Francisco de Assis anunciou a esperança nas vozes das crianças e encantou a comunidade escolar. O espetáculo “Natal Brasileiro” aconteceu na tarde da quinta-feira (22), no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), reunindo professores, estudantes, funcionários, pais e convidados.
O evento foi resultado do projeto da professora da escola, Tércia de Souza, com o auxílio do professor Humberto Cordeiro, chamado “To-canto”, onde os alunos praticam o canto, além de tocarem flauta e violão. Logo no primeiro momento os corais 3ª Voz, UNI-RN e In Versão Vocal abriram o evento, encantando toda a plateia, e em seguida começaram as apresentações dos estudantes da Escola M. São Francisco de Assis.
Segundo a diretora pedagógica Hélia Maria de Lima, o projeto To-canto é realizado durante todo o ano com os alunos da escola. “Essa foi a maneira que nós vimos de apresentar isso ao público, o trabalho que ela desenvolveu durante todo esse ano, através de uma cantada de Natal. Pensamos em uma maneira diferente de apresentar essa cantata. Os meninos apresentaram algumas cenas através das músicas. Foi bastante especial e pela primeira vez que abrimos para um grande espetáculo no Cemure”, contou a gestora.
O assessor pedagógico do Departamento de Ensino Fundamental, Otávio José Oliveira, falou sobre a importância desse evento para a comunidade escolar. “É de bastante relevância tendo em vista a valorização de um trabalho que é desenvolvido por eles, a escola precisa pensar no aluno como um sujeito completo, emocional, psicologicamente, de modo conceitual. Então é importante que eles possam vivenciar essa valorização do trabalho que é desenvolvido durante todo o ano letivo”.
A mãe do aluno do 4º ano, Israel Jalon de França Medeiros (12 anos), Herica Lima de França Medeiros, disse que estava encantada com a apresentação. “Estou muito orgulhosa pelo meu filho fazer parte desse projeto, é muito bacana porque desenvolve os valores, a disciplina e a responsabilidade. Sempre sonhei com ele estudando nesta excelente escola. E o projeto ajudou muito no desempenho, apesar dele já ser um excelente filho, mas deu uma ênfase maior na responsabilidade. Só orgulho”. Israel Medeiros também expressou sua felicidade em participar do projeto. “Eu acho muito interessante porque a música é uma arte que eu gosto muito e me sinto super bem. E nesse momento de Natal é muito legal, comemorar o nascimento de Cristo, ganhar presente também, é muito bom”, finalizou o estudante.