Mais de 400 alunos do Ensino Fundamental da rede municipal de Educação já fizeram parte do 3ª Ciclo de palestras sobre "Prevenção de Acidentes nas Praias e Rios Urbanos”, abordando os temas: cuidados para evitar afogamentos e prevenção de desastres naturais. As palestras fazem parte de uma ação conjunta da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) e o Corpo de Bombeiros Militar.

Essas ações, que tiveram suas outras edições em 2018 e 2019, têm como principais objetivos: conscientizar as comunidades escolares da orla natalense sobre os cuidados com a segurança durante as atividades nas praias e rios; divulgar e incentivar atitudes e cuidados para evitar transtornos com desastres naturais; reduzir e evitar mortes por afogamento; e promover articulação intersetorial e compartilhamento de saberes entre órgãos públicos.

Neste 3º Ciclo, executado em 2022, mais de 400 alunos do Ensino Fundamental I e II das escolas municipais São José, Antônio Campos e Santos Reis já receberam as equipes técnicas e na próxima semana a escola Navegantes receberá as palestras com informações e instruções valiosas para a proteção dos jovens que desfrutam do contato com mares e rios em seu dia a dia e, mais intensamente, durante as férias de verão.

As ações coordenadas pelo GGIM foram planejadas através de reuniões da Câmara Técnica de Proteção e Defesa Civil durante o mês de novembro, quando foi sugerido que, a partir do próximo ciclo, as palestras de prevenção sejam levadas às escolas no decorrer do ano, podendo ser incluídas no planejamento anual de 2023.