Grandes eventos culturais movimentam a semana do Natal em Natal, promovido pela Prefeitura do Natal através de editais de incentivo, seleções públicas, emendas parlamentares municipais e recursos da Lei Djalma Maranhão. 
 
A música, o Teatro e o Cinema pedem passagem na programação, que neste ano apresenta mais de 400 ativações culturais em todas as regiões da cidade, com destaque e preferência para os artistas e produtores do RN. 
 
A partir de terça-feira (13) indo até o fim de dezembro, o Palco Mirassol recebe shows além de apresentações de teatro e cultura popular. Tem Cinema na Zona Norte, espetáculo de Natal no Centro Histórico e muito mais. Confira a programação: 
 
BANDA SINFÔNICA E KHRYSTAL
Nesta terça-feira (13), a Banda Sinfônica da Cidade do Natal se apresenta na Árvore de Mirassol (palco principal), com a presença de Khrystal, convidada especial da noite. Além do show, estará funcionando toda a estrutura da Praça de Alimentação com opções gastronômicas e o melhor do artesanato potiguar. O acesso é gratuito.
 
SHOWS NO PALCO MIRASSOL
Até o fim do mês de dezembro, o Palco Mirassol vai receber shows musicais, espetáculos de dança, teatro e muito mais. Na quarta-feira, dia 14, se apresenta o Regional Choro da Terra, a partir das 19h. Na sexta-feira, dia 16, tem show de Fernando Luiz e Papel Gomes, a partir das 19h.
 
Na sexta-feira, dia 17, a noite abre com Dj Samir (18h30), seguido do tradicional espetáculo de fim de ano do Ballet da Cidade do Natal “Suíte Quebra Nozes”, a partir das 20h e às 21h show de Roberto do Acordeon. 
 
No domingo dia 19 tem o Festival Memórias, com apresentação de Dani Negro e convidados e na sequência o projeto “Faz Mais Elino Julião 2”, com Ivando Monte e convidados. No dia 20 de dezembro tem Concerto Oficial da Banda Sinfônica de Natal, a partir das 18h30. Dia 21 show de Levi Ribeiro e Juliana Santos, a partir das 19h.  
 
No dia 23 tem a segunda apresentação do Ballet da Cidade do Natal e ainda uma atração musical a partir das 19h.  No dia 25 de dezembro sobem ao palco Padre Caio Sanfoneiro (19h) e Juliana Linhares ao lado de Khrystal. Os shows começam às 19h. No dia 29 é a vez da Banda Ferreira Itajubá (19h) e show da Lapinha de Ponta Negra.
 
UM PRESENTE DE NATAL
De sexta (16) a domingo (18), no Palácio da Cultura (Centro Histórico), acontece a edição de 25 anos do tradicional e consagrado espetáculo Um Presente de Natal, com conta com incentivo da Lei Djalma Maranhão, da Prefeitura do Natal. No elenco, 40 jovens e crianças da Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão, do Coletivo Abrace da Ong Atitude Cooperação e da Associação para o Desenvolvimento de Iniciativas de Cidadania do RN (Adic). 
 
“Este ano a proposta foi inserir o espetáculo dentro do espetáculo. O que foi um desafio. Assim, reuni na trilha temas representativos usados em anos anteriores, mas com novas propostas, tanto no enredo, como na mixagem. Já a temática tem a ver com o sentimento que temos de que é preciso preservar momentos da vida como o fazer arte. Ao mesmo tempo, estamos vivendo uma espécie de epidemia do esquecimento, que atinge toda a sociedade com doenças que afetam diretamente a memória”, explica Danilo Guanais.  
 
O espetáculo começa às 20h e tem direção geral de Diana Fontes e conceito musical de Danilo Guanais, direção de Arte de João Marcelino e Marcos Leonardo nos figurinos. 
 
CINEMA NA ZONA NORTE
Neste sábado (17), no estacionamento do ginásio Nélio Dias (Zona Norte), acontece o projeto Cine RN, que leva o cinema ao ar livre, de forma gratuita, para todos os públicos e busca democratizar os espaços numa programação plural e diversa. A partir das 16h, o projeto oferece entretenimento de qualidade, com exibição de alta tecnologia, de forma segura, agradável e única, acolhendo todos os públicos para vivenciarem juntos uma grande experiência de cinema, em quatro sessões: sessão infantil, sessão família, sessão clássico/arte e uma sessão dedicada aos filmes potiguares. O projeto tem incentivo da Prefeitura do Natal, através da Lei Djalma Maranhão e o acesso é gratuito.