A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, está reforçando a campanha de valorização do pedestre. É uma ação de conscientização que tem como objetivo alertar os condutores de veículos sobre o respeito às faixas assim como lembrar aos pedestres sobre a importância de usar a sinalização para a travessia segura na via. De acordo com o órgão, o reforço permanente nas campanhas de valorização da sinalização para pedestres contribui para redução de acidentes com vítimas fatais.

Nesta quarta-feira (16), a ação educativa acontece na Avenida Presidente Quaresma na altura da TV Ponta Negra e a Hapvendas – no Alecrim; Na quinta-feira e sexta-feira (dias 17 e 18), os educadores de trânsito estarão nas proximidades do Relógio do Sol – Praia de Areia de Preta.

Além dos educadores e da distribuição do material de divulgação, o trabalho conta com a participação dos agentes de mobilidade urbana que orientam e monitoram a circulação das pessoas e veículos nas vias públicas. A intervenção possibilita ainda a exibição de encenações lúdicas e narrativas que mostram a maneira correta para realizar a travessia.

O reforço na criação de uma cultura de respeito à faixa empodera o pedestre e dá a ele a prioridade em relação aos carros, motos e bikes. Mas, por outro lado, também exige do pedestre uma contrapartida como observar a sinalização para realizar a travessia, usar sempre a faixa, a passagem elevada ou a passarela e acenar com o sinal de vida com a intenção de cruzar a via. O sinal de vida é um gesto que o pedestre estende o braço antes da travessia da faixa, garantindo assim a visualização do mesmo pelos condutores de veículos.