No início deste mês, operadores da Guarda Municipal do Natal que atendem no Centro Integrado de Operadores de Segurança Pública – Cisop, receberam o treinamento da Interjato, empresa contratada pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social - Semdes, em atendimento à recomendação do Ministério Pública para a locação de equipamento de videomonitoramento, que visa coibir atos de vandalismo e depredações contra o patrimônio público, estátua de Iemanjá, instalada na Praia do Meio, em Natal. 

De acordo o Secretário Executivo do GGIM, Emmanuel Campos, o sistema de videomonitoramento contratado pela Semdes, é integrado ao Ciosp e funciona ininterruptamente, 24 horas por dia, durante todos os dias da semana, seguindo um fluxograma de atendimento de ocorrências. Diante de suspeitas, operadores chamarão viaturas da Guarda Municipal ou da Polícia Militar mais próximas para se deslocarem imediatamente até o local. 

A Secretária da Semdes, Sheila Freitas, destacou a dedicação de todos servidores envolvidos  para colocar o sistema em operação: “Continuaremos empenhados, zelando sempre pela segurança da população e pela manutenção de nosso patrimônio”. Disse. 

A operação é resultado de decisões de encontros que reuniram os representantes da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (SEMDES), Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), Ministério Público do Rio Grande do Norte (MP-RN), Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP), Guarda Municipal de Natal (GMN), Fundação Cultural Capitania das Artes (FUNCARTE) e o Grupo de Articulação de Matriz Africana e Ameríndia (Gama RN), para a solução do problema dos atos depredação e vandalismo.