O titular da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) de Natal, Thiago Mesquita, participa na próxima semana, do dia 16 a 18 de novembro, da  15ª edição do Seminário Nacional de Resíduos Sólidos (SNRS). O evento acontece de forma híbrida em Natal, online e presencial, no Museu de Minérios do RN e em plataforma interativa. 

O tema desta edição é Gestão de Resíduos Sólidos no Brasil: Desafios e Oportunidades Frente ao Novo Marco Legal. E vai reunir profissionais e especialistas de todo o Brasil, que buscam a integração de conhecimentos e intercâmbio de experiências sobre os temas. 

O seminário é promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), entidade que congrega profissionais, empresas e instituições atuantes no setor de saneamento e meio ambiente no Brasil, por meio da Seção Rio Grande do Norte e em parceria com a Câmara Temática de Resíduos Sólidos e conta com o patrocínio da Semurb e CTR Potiguar. E o apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do RN (SEMARH), IFRN e FUNCERN.

Além de palestras e painéis haverá apresentação de cases de sucesso, espaço para divulgação comercial e visitas técnicas, sempre utilizando tecnologias virtuais de interação e participação. Thiago Mesquita vai integrar Mesa Institucional do Seminário, que acontece às 9h20 ao lado da superintendente de Regulação Econômica da ANA, Cintia Leal Marinho de Araújo, do secretário da SEMARH, João Maria Cavalcanti, do Diretor Executivo da ABES,  Josivan Cardoso Moreno, da Presidente da ABES-RN, Maria Wagna de Araújo Dantas e das integrantes da Câmara Temática Nacional de Resíduos Sólidos da ABES, Pegge Sayonara Mendes e da Câmara Temática de Resíduos Sólidos da ABES-RN, Régia Lopes.

O evento é um dos mais importantes do setor no país e vai focar nos aspectos de sustentabilidade e efetividade da gestão dos resíduos sólidos. Para Mesquita o seminário tem enorme relevância e "acontece também num momento importante, após a aprovação do Novo Marco Legal do Saneamento Básico em nosso país".  E "vai trazer temáticas relacionadas a transformação energética de resíduos sólidos urbanos, novas tecnologias relacionadas à coleta e ênfase na logística reversa", diz.

Entre os temas debatidos estão o Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PLANARES), Logística Reversa, Gestão de Resíduos com Inclusão Social e Instrumentos de Sustentabilidade Econômica para o setor, entre outros, em painéis e palestras, além da administração de minicursos, apresentação de casos de sucesso e visitas técnicas em aterro sanitário e cooperativa de catadores. Confira a programação completa: https://seminarioderesiduos.com.br/programa/

Além do formato presencial, as palestras contam com um formato interativo em plataformas de tecnologias virtuais de participação, sendo fornecidos certificados de participação após encerramento do evento e com conteúdo disponível por 90 dias na plataforma para os inscritos. As inscrições estão abertas pelo endereço: https://seminarioderesiduos.com.br/inscricoes/

SERVIÇO

Projeto: 15º SEMINÁRIO NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Local: Museu de Minérios do RN - Campus Natal Central do IFRN
Endereço: Av. Senador Salgado Filho, nº 1559 - Tirol - Natal /RN
Dias: 16 a 18 de Novembro de 2022
Site do evento: https://seminarioderesiduos.com.br/