O auditório do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure) recebeu na noite desta quarta-feira (09), grande público de admiradores do canto coral para a abertura oficial do 28º Encontro de Corais da Cidade do Natal e 20º Encontro Nacional de Coros em Natal (Enconat). O evento é promovido pela Prefeitura do Natal e organizado pela Secretaria Municipal de Educação, e acontece de 09 a 12 de novembro, sempre às 19 horas, dentro do calendário do Natal em Natal. Participam desta edição 31 corais de várias cidades. Este ano, o Enconat retornou ao formato presencial, depois de dois anos realizado de maneira virtual.

Na solenidade de abertura, a titular da SME-Natal, professora Cristina Diniz afirmou que é um momento para festejar a música do canto coral. “É com muita alegria que em nome da Prefeitura do Natal e da Secretaria Municipal de Educação, estou aqui para saudar a retomada presencial do 28º Enconat, depois de dois anos em que precisamos realizar este grandioso evento de maneira digital por causa da pandemia da Covid-19. Mas agora, estamos de volta ao Cemure, felizes por vencermos um momento tão difícil de toda humanidade, e por reunirmos neste espaço tão importante para nossa Rede Municipal de Ensino, coralistas de diversas partes do Brasil e do Rio Grande do Norte, nestes quatro dias de evento. Sejam todos e todas muito bem-vindos”, declarou a professora Cristina Diniz.

A primeira apresentação ficou por conta do Coral Municipal Sons da Terra, regido pela professora e maestrina Rosângela Albuquerque. No repertório o clássico “Caça e Caçador” de Eric Bulling e Cláudio Rabelo com arranjo de Eduardo Dias Carvalho, “Pausa” de Vicka com arranjo vocal de Willames Costa e a canção “Não vou ficar” de Tim Maia com arranjo de Eduardo Carvalho. “Retornamos ao formato presencial do Enconat, partilhando sorrisos, abraços e aplausos calorosos, que é a forma que aquece os corações”, afirmou a professora Rosângela.     

A professora de Arte/Música, Deise da Costa Crispim, da Escola Municipal Professor Antônio Severiano, contou que integra o Coral Municipal Sons da Terra, há 15 anos, compondo o naipe do Mezzo-soprano, como coralista e chefe de naipe. “A música é a minha fonte de energia, suprimento, e, ao mesmo tempo, a minha válvula de escape, a expressão dos meus sentimentos e emoções. Com a música, eu aprendo e ensino, me emociono e também emociono as pessoas...é uma via de mão dupla. Concluo dizendo que a música é divina! É a nossa conexão espiritual com Deus! Ela tem efeito no corpo, na alma e no espírito, e por isso, é necessária. É um bem que só faz bem!”.  

Já a coralista Evilanildes Fernandes Costa, de 68 anos, se apresentou com o Coral Santa Cecília (Natal/RN), com regência do maestro Edvaldo Ribeiro. Ela fala da importância da música coral com emoção. “Sou coralista do Santa Cecília há sete anos. A música representa vida e muita alegria. O Enconat é maravilhoso. Os participantes cantam com a alma e o coração. Adorei participar por mais um ano”, disse.  

Na plateia, apreciadores de músicas de várias gerações. A aposentada Edvalda Gomes Fernandes, de 61 anos, estava encantada com o repertório dos corais que se apresentaram na 1ª noite dos concertos oficiais. “Que evento lindo! Me emocionei com várias canções. Muito bom ouvir músicas de qualidade”. Já o estudante Pedro Antônio da Silva, de 15 anos, destacou a participação dos dois corais infanto-juvenil. “Achei bem bacana as crianças cantando. Prova que para gostar de música não tem idade. Muito legal o evento”.  

Durante o 1º concerto oficial do Enconat 2022 subiram ao palco do Cemure o Coral Municipal Sons da Terra, Coral Sons de Massaranduba (Ceará-Mirim/RN), Coral Santa Cecília, Coral NatalCard, Coral Canto Paramirins (Parnamirim/RN), Coral UNI/RN, Coral da Assembleia Legislativa do RN, Coral Canto do Povo e a cantora lírica Ariadne Mendes (Mezzo-Soprano).