O Palácio Felipe Camarão recebeu nesta sexta-feira (04) a imagem da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Apresentação, que está em peregrinação pelas sedes dos órgãos públicos municipais e estaduais. O prefeito de Natal, Álvaro Dias, e a primeira dama Amanda Dias recepcionaram a comitiva da arquidiocese comandada pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha. Na oportunidade, foi celebrada uma missa no salão nobre da sede do poder Executivo Municipal. O ato contou com a participação de secretários municipais e servidores da gestão municipal.

“É com muita alegria e emoção que saudamos a presença da imagem de Nossa Senhora da Apresentação aqui na Prefeitura. Aproveitamos para agradecê-la por estar sempre ao nosso lado, intercedendo para que tenhamos força e capacidade para superar os desafios diários”, disse Álvaro Dias. Em seu pronunciamento, o prefeito reforçou ainda o apoio que a gestão municipal vai ofertar à Arquidiocese para a realização da festa da padroeira.

“A festa de Nossa Senhora da Apresentação é uma das mais antigas e tradicionais da nossa cidade. É um evento de uma grande dimensão espiritual que está inserida em nossa cultura, vem perpassando gerações e cresce a cada ano. A Prefeitura vai apoiar, ajudar e contribuir para que a edição deste ano seja especial e marcante”, garantiu. Os festejos em honra a Padroeira fazem parte da programação oficial de eventos do Natal em Natal.

Por fim, o chefe do executivo municipal direcionou suas palavras a Dom Jaime que está deixando o cargo, após completar 75 anos. Álvaro Dias destacou a trajetória do Arcebispo e disse que ele deixa um legado de muita relevância para a Igreja Católica na capital potiguar e em todo o Rio Grande do Norte. Ele relembrou que foi com Dom Jaime como arcebispo que os Mártires de Cunhaú e Uruaçu foram canonizados, a rádio Rural foi modernizada e os movimentos e pastorais foram ampliados e fortalecidos.

“Dom Jaime Vieira Rocha deu uma dinâmica toda especial à arquidiocese da nossa cidade e merece o nosso reconhecimento por todo o trabalho e serviço ao longo de sua vida”, disse. Álvaro Dias aproveitou o momento e anunciou que a Prefeitura vai conceder a Dom Jaime a comenda do mérito Felipe Camarão, a maior honraria conferida pelo poder executivo municipal.

Neste ano, a festa de Nossa Senhora da Apresentação chega a sua 269ª edição e tem como tema: “Mãe da Apresentação: Mulher Eucarística, sinal de comunhão e de vida plena”. A programação oficial da festa terá início no próximo dia 11/11 e seguirá até o dia 21/11. Em virtude da pandemia do novo coronavírus, nos últimos dois anos, os festejos foram realizados de forma limitada, mas com a melhora das condições sanitárias, a edição deste ano se reveste de ainda mais importância, pois todos os tradicionais eventos voltarão a contar com a presença do público, sem restrições.

Confira a programação oficial da festa de Nossa Senhora da Apresentação.