Depois de dois anos acontecendo de maneira virtual, o Encontro de Corais da Cidade do Natal e o Encontro Nacional de Coros em Natal (Enconat) retornam este ano nas 28ª e 20ª edições, respectivamente, em formato presencial. O evento organizado pela Secretaria Municipal de Educação integra a programação do final de ano da Prefeitura do Natal e vai acontecer de 09 a 12 de novembro, sempre às 19 horas no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure). A entrada é gratuita, porém, a organização tradicional vai arrecadar alimentos não perecíveis que serão doados para a Liga Norte Riograndense Contra o Câncer.

O Enconat é o maior evento de corais realizado em Natal, anualmente, no mês de novembro, desde 1995 e tem por objetivo a promoção e difusão da arte e da cultura através do estímulo à prática do canto coral. Estão confirmadas a participação de 31 corais, sendo 21 de Natal (RN), dois de Parnamirim (RN), dois de Ceará-Mirim (RN), um de São José de Mipibu (RN), João Câmara (RN), Nova Cruz (RN), Pureza (RN), João Pessoa (PB) e Fortaleza (CE).

Este ano, o evento contará com a participação especial da Banda Sinfônica da Cidade do Natal e de quatro cantores líricos, Ariadene Mendes (Mezzo-Soprano) no dia 9, Jariny Séfora (Soprano) no dia 10, Franz Ribeiro (Contratenor) no dia 11 e Luciano Sabino (Contratenor) no dia 12.

O evento é coordenado pela professora e maestrina Rosângela Albuquerque, regente do Coral Municipal “Sons da Terra”, que é formado exclusivamente por professoras da Rede Municipal de Ensino, e ao longo dos anos vem se apresentando em eventos locais, nacionais e internacionais, sempre levando a música e a arte produzida em solo natalense.

Além dos quatro concertos oficiais, no dia 08 de novembro ocorrerá a sessão infanto-juvenil, o tradicional Tralalando, na Escola Municipal Professor Ascendino Henriques de Almeida Júnior, com a participação do Coral Sons de Massaranduba (Ceará-Mirim-RN), Coral Canto Paramirins (Parnamirim-RN), Coral Vozes de Pureza (Pureza-RN) e dos corais Tralalá das Escolas Municipais Professor Ascendino Henriques de Almeida Júnior e Professora Zuleide Fernandes.