Momentos de socialização e contato com atividades esportivas fazem parte da programação do Circuito Recreativo Professora Fátima Medeiros, projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Natal em parceria com o Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN), para proporcionar aos estudantes da rede pública de ensino práticas pedagógicas por meio das atividades esportivas.


Na manhã desta terça-feira (11), cerca de 70 estudantes das Escolas Municipais Professor Eudo José Alves e Professora Maria Zuleide Fernandes de Macêdo Silva participaram dos circuitos de Judô, Futsal, Basquete e Queimada. O circuito recreativo aconteceu no ginásio da Estação Cidadania, localizado na Zona Norte.


Professor acadêmico e representante da UNI-RN no projeto, José de Arimatéia Mapurunga Neto, comentou que o objetivo é fazer com que os estudantes vivenciem diferentes atividades, não só esportivas, mas que eles saiam do ambiente escolar e venham conhecer outros lugares e culturas.  


Representando a SME-Natal, o chefe do Setor de Cultura, Eventos e Desportos, José Wamberg Leite, explicou sobre o projeto. “O circuito recreativo foi criado para contemplar as escolas que não participam dos jogos estudantis, por causa da idade de alguns estudantes. Temos como finalidade criar esses momentos esportivos para os estudantes, e é fundamental que eles possam vivenciar esse projeto”, afirmou.   


A professora da Escola Municipal Professor Eudo José Alves, Ana Carolina de Brito, disse que o evento é de extrema importância para o desenvolvimento pedagógico dos estudantes. “É um circuito muito interessante para o desenvolvimento dos estudantes. Eles têm muita energia para gastar. Sair do ambiente escolar e proporcionar esse interesse pelo esporte ajuda muito na educação e até mesmo em outras disciplinas. Eles passaram a semana toda comentando sobre esse dia e dá para ver pelo engajamento deles nas atividades, a felicidade em poder vivenciar esse momento”, relatou a professora.   


“Sou faixa cinza de judô e gosto de jogar bola. O circuito recreativo foi bem divertido”, afirmou Thiago Kauê Azevedo, de 12 anos, da Escola Municipal Professor Eudo José Alves. Da mesma escola, a estudante do 5º ano, Lorena Beatriz Silva de Souza, de 11 anos, comentou sobre sua participação nos circuitos. “Estou achando bem legal. É um dia diferente. O que mais gostei foi a brincadeira de pega-pega entre os alunos e os jogos de futsal”, disse.