Ampliar a capacidade no atendimento e promover a inclusão da população nos programas sociais tem sido umas das prioridades da Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Semtas), que está iniciando o período prático na formação de novos de entrevistadores do Cadastro Único.

A ação acontece entre os dias 25, 26 e 27 no Palácio dos Esportes e vai atender o público previamente agendado pelo Aplicativo Natal Digital. A atividade com os novos entrevistadores tem por objetivo instruí-los quanto aos conceitos do Cadastro Único, abordagem e posturas para a realização das entrevistas com as famílias e para o preenchimento correto dos formulários.

“Eles estão colocando em prática o que estão aprendendo em teoria, essa fase é muito importante. Nós precisamos de uma equipe que contribua para um atendimento humanizado, pois lidamos com pessoas em vulnerabilidade social que estão procurando ser inseridas nos programas sociais do governo. Aproveito para parabenizar toda a equipe que vem desempenhando um ótimo papel frente aos programas e  todos os serviços executados na Semtas”, ressaltou a secretária da Semtas, Ana Valda Galvão.

Mais do que uma base de dados das famílias de baixa renda, o Cadastro Único é uma ponte que facilita o acesso de cada pessoa cadastrada a políticas públicas que possam melhorar suas condições de vida. Para construir essa ponte, um dos primeiros passos é garantir que os dados incluídos nos formulários de cadastramento reflitam de fato a realidade das famílias a serem incluídas no Cadastro Único.

Capacitação

Ao final da capacitação 22 entrevistadores irão atuar nas unidades do Cadastro Único, vinculadas à Semtas para atuarem no preenchimento de formulários do Cadastro Único e do sistema online V7, que operacionaliza todo o CadÚnico para programas sociais do Governo Federal.