A data 10 de outubro marca o dia nacional dos Guardas Municipais. Nos últimos anos, na gestão do prefeito Álvaro Dias, a Guarda Municipal de Natal alcançou importantes avanços no campo de recursos humanos com a valorização da tropa, bem como em infraestrutura, com a entrega de viaturas, armamentos, equipamentos e melhorias na sede oficial da corporação.

Álvaro Dias lembrou que na sua administração aconteceram conquistas históricas para a categoria como a sanção do Plano de Cargos e Salários, um benefício esperado pelos guardas há mais de 30 anos. Este 2022, a gestão municipal realizou a promoção de 282 agentes, seguindo os critérios de antiguidade e hierarquia, conforme preconiza a Lei Municipal Nº 187 que normatiza a progressão funcional da categoria. nAtualmente, a tropa da Guarda Municipal de Natal conta com 427 componentes e as promoções beneficiaram agentes da primeira até a sexta turma.

"Deixando a modéstia de lado, eu posso bater no peito e dizer que sou o prefeito que mais fez em termos de ganhos financeiros, progressão funcional e melhorias de infraestrutura e equipamentos. Nada mais justo para os nossos Guardas Municipais que desempenham uma função essencial em nossa socidade, cuidado e protegendo nossas vidas e patrimônio. Parabenizo a todos pelo Dia Nacional do Guarda Municipal e reitero o compromisso de seguir valorizando a tropa, oferecendo condições de trabalho e estrutura para refletir na boa prestação do serviço a população"

Além de investir nos guardas, a Prefeitura de Natal investe forte para equipar a Guarda Municipal com qualidade. Este ano foram entregues cinco novas viaturas — sendo uma delas para a implementação da Patrulha Maria da Penha —, 160 coletes à prova de balas (a maior parte para a tropa feminina da GMN), 100 algemas, 290 dispositivos com spray de pimenta e 25 computadores.

O prefeito também reformulou a base localizada na Praça Gentil Ferreira, no Alecrim. O espaço serve como ponto de apoio para as guarnições que estão em operação, bem como funciona como sede do Grupamento de Apoio Patrimonial (GAPA), que conta com uma equipe em serviço 24 horas por dia para atender a toda a cidade.

Em 2019, a GMN já havia sido equipada com cinco viaturas operacionais, 100 coletes balísticos dissimulados; 25 mil munições e 30 pistolas semiautomáticas da marca Taurus e calibre 380, rádios portáteis de comunicação e motocicletas.

A gestão também está mostrando sensibilidade e investindo na infraestrutura da Guarda Municipal para a formação e treinamento dos guardas. O prefeito de Natal, Álvaro Dias já assinou a ordem de serviço que autoriza o início das obras de construção do novo e moderno Centro de Formação da Guarda Municipal de Natal (GMN), que será erguido na sede administrativa do órgão, que está localizada na Avenida Itapetinga, na zona Norte da capital.

No total, estão sendo investidos R$ 855 mil, via recursos federais e com R$ 185 mil em contrapartida do Município.

O prédio contará com um amplo e moderno centro de formação. A área conta com cerca de 8 mil/m² de extensão, com 1,2 mil/m² de área já edificada.  O Centro de Formação foi projetado pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social – Semdes, por meio da Astec, e terá duas salas de aulas, com capacidade para 35 alunos, cada, um auditório para 70 pessoas, sala administrativa, recepção, banheiros e copa.