Outubro é o mês de prevenção ao câncer de mama, por isso a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal) trabalha a temática nas unidades de saúde durante todo período, com ações educativas e preventivas. Neste sábado (08) acontece a abertura da campanha no município, com ação de mamografias no Parque Ney Aranha Marinho, das 08h às 12h no Tirol. A capital não tem demanda reprimida para realização do exame de mamografia e em 2021 foram 26.407 exames realizados. Na luta contra o câncer, quanto mais cedo o diagnóstico, mais chances o paciente tem de se recuperar da doença.

A unidade móvel de mamografia tem programação para este mês nos bairros do Tirol (08.10 no Parque Ney Aranha Marinho e 10.10 a 14.10 na Câmara Municipal) e Felipe Camarão (17.10 a 21.10 na USF KM 06). Mulheres acima de 40 anos podem procurar o local com RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência de Natal. Não é necessário requisição de exame para receber o atendimento. Os atendimentos são gratuitos e estarão disponíveis no horário das 7h30 às 16h.

"O mês de outubro é voltado para a campanha, mas a prevenção deve ser realizada o ano inteiro, especialmente com o autoexame. Toda mulher pode tocar os seios durante o banho, bem como a região das axilas, para perceber se há algum cisto ou massa irregular. Qualquer unidade básica (UBS) pode dar mais orientações e todos os meses ofertamos mamografias gratuitas", afirma Ana Paula Magalhães, chefe do Núcleo de Saúde da Mulher e do Homem em Natal.

A programação também se estende às unidades básicas de saúde (UBS) de toda a cidade com ações nas salas de espera, mesas-redondas, painéis expositores e palestras educativas. Na próxima terça-feira(11), em parceria com o Centro de Referência Mulher Cidadã Elizabeth Nasser (Av. Nevaldo Rocha, 2280), o Distrito Sanitário Oeste promove duas palestras com mastologistas às 08h e às 16h. No dia 21 de outubro, às 08h, A USF Guarita também organiza ação educativa na Praça Gentil Ferreira (R. Amaro Barreto), no Alecrim.

Abertura do Outubro Rosa
Parque Ney Aranha Marinho (Av. Gov Juvenal Lamartine, 2. Tirol)
08 de outubro das 08h às 12h
Mamografia para mulheres a partir dos 40 anos (levar RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência de Natal)