Começou nesta terça-feira (4), o ciclo de debates da segunda etapa de oficinas do Projeto Orla, que visa atualizar o Plano de Gestão Integrada da Orla (PGI) e discutir sobre o turismo, a orla e o futuro da cidade. O evento acontece  até o próximo dia 06 de outubro, no SESC da Rio Branco, das 8h às 17h. Idealizado pelo Ministério do Turismo (MTur),  o evento é uma parceria da Prefeitura de Natal, coordenada pelas secretarias de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e de Turismo (Setur), junto com o Departamento de Turismo da UFRN (Detur/UFRN).

Durante os três dias de oficinas, será apresentada uma síntese do diagnóstico participativo e apresentada a metodologia e os fundamentos para elaboração do plano de ação, além da apresentação dos trabalhos de cada unidade de proteção e os resultados obtidos.

A oficina foi aberta pela secretária adjunta da Setur, Cristiana Alecrim, que deu as boas vindas aos participantes, fez destaques sobre o que está programado até o encerramento. Houve ainda, uma breve apresentação dos conteúdos pelo facilitador do projeto Orla, Leonardo Tinôco. Em seguida, os grupos das UPs das praias foram separados para discutir as propostas para suas respectivas áreas.

Para Christiane Alecrim, esse segundo momento de oficinas serve para uma construção coletiva e prática de um plano de ação baseado no diagnóstico das primeiras oficinas. "Nessa segunda etapa nós vamos construir um plano de ação a fim de resolver esses problemas indicados nas primeiras oficinas. Juntamente com a sociedade civil e representantes de cada unidade de proteção, vamos analisar as soluções", ressalta.

O projeto é voltado para os representantes de associações de moradores, representantes de atividades econômicas (pesca, turismo, comércio, portuária), assim como técnicos e gestores públicos, representantes de associações locais, professores e estudantes.

Após a conclusão do planejamento do Plano de Gestão Integrada da Orla (PGI), ele será apresentando a sociedade por meio de audiência pública. Para saber mais, acesse o site do projeto "Brasil, essa é nossa praia!" http://www.brasilnossapraia.ufrn.br/.