Com o tema “Valorizando a cultura da Vila de Ponta Negra”, o desfile cívico da Escola Municipal São José reuniu na manhã desta terça-feira (20), estudantes, professores, pais e a comunidade escolar. O momento cívico, que apresentou à população os projetos desenvolvidos na unidade de ensino, ocorreu pelas ruas do bairro Ponta Negra, Zona Sul de Natal.

A gestora administrativa Shirlaine Maria Freitas de Souza, falou sobre a importância do desfile para a comunidade escolar. “Primeiramente resgatar o amor pela pátria e também trazer a comunidade como um todo, para conhecer um pouco do nosso trabalho desenvolvido nesse bimestre. O desfile representa um resgate e valorização da nossa pátria”, reforçou a diretora.

Participando do momento cívico a mãe de Lucas Jorge Silva Moura, Elaine Wanessa Silva Leitão, elogiou o evento. “O desfile foi lindo e muito organizado. Fiquei bastante orgulhosa da participação do meu filho. A escola e os estudantes estão de parabéns pelas temáticas abordadas e trabalhos desenvolvidos”, disse. Lucas Jorge Silva Moura, de seis anos, é aluno do 1° ano do Ensino Fundamental. “Estou muito feliz. Gostei bastante de desfilar”, completou o estudante.

O som do percurso ficou por conta da Banda Marcial Antônio de Souza, da cidade de Parnamirim (RN). Também contou com a segurança e organização da Guarda Municipal de Natal e dos agentes de Mobilidade Urbana da STTU.

Escola Municipal Professora Almerinda Bezerra Furtado

Homenageando o bairro dos Guarapes, a Escola Municipal Professora Almerinda Bezerra Furtado, realizou no último sábado (17), o desfile cívico, com o objetivo de valorizar a cultura e as características da região, citando as escolas que fazem parte do bairro, postos de saúde, o meio ambiente da região e até mesmo figuras do espaço, como a Viúva Machado e a professora Almerinda Bezerra.  Ao todo, 700 estudantes do 1° ao 5° ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), participaram do desfile que aconteceu em um sábado letivo. Deram ritmo à parada cívica as bandas marciais da escola Educandário Venera Dantas de Medeiros e Escola Ativa, as duas da cidade de Macaíba (RN).

A diretora pedagógica da Escola Municipal Professora Almerinda Bezerra Furtado, Silvana Amaral de Góis Guimarães, explicou que foram feitas pesquisas sobre a história do bairro com os alunos, e que foi idealizado para que eles desfilassem representando o sentimento de pertencimento ao local em que vivem. “Fizemos uma homenagem a tudo que tem no bairro, e tudo que ele tem a oferecer para a população, como o posto de saúde, CREAS, o Conselho Tutelar. Tratamos todo o bairro e também abordamos a história da nossa escola, fizemos um estudo sobre quem foi Almerinda Bezerra e homenageamos todos os diretores que passaram pela unidade de ensino municipal”, finalizou a gestora.