A Prefeitura do Natal recebeu da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) cerca de três mil mudas de árvores que estão sendo doadas para a população, dentro do projeto Planta Natal, criado em 2019, pela gestão municipal.

Estão sendo doadas mudas de acerola, pitanga, pata de vaca, xixa, munguba, flamboyant, castanhola, acácia azul, pingo de ouro, moringa, flamboyanzinho, abacate, jaca, graviola, craibeira, jambo, tento carolina, amoras. Na próxima semana, o município receberá da universidade oitis e mangueiras.

Para Danielle Mafra, secretária executiva da gestão municipal, “a parceria com a UFRN faz com que o projeto Planta Natal atinja patamares maiores, já que cria um potencial do Horto Municipal em atender várias demandas, como reestruturação de praças, replantio de áreas verdes, atendimento às escolas e unidades básicas de saúde”.

O Planta Natal foi criado com o intuito de promover, de forma ordenada e planejada, uma maior arborização na cidade com a plantação de espécies vegetais nativas.

A capital potiguar recebe a radiação solar por longos períodos, durante todo o ano, e a arborização contribui para uma melhoria na qualidade de vida da população, como também, colabora com o equilíbrio na temperatura da região, com as sombras causadas pelas folhas, aumento da umidade atmosférica, além de proteger a fauna e flora.

Parceria

A parceria com a UFRN acontece desde o ano passado, quando o prefeito Álvaro Dias sancionou a Lei N º 7.206, que estabeleceu a plantação de 50 mil mudas de árvores na capital. A lei institui, ainda, normas específicas para arborização da cidade, para a proteção do meio ambiente, além do desenvolvimento sustentável e o incentivo a hortas comunitárias.

A doação das mudas está sendo feita pelo Departamento de Políticas Públicas, em parceria com o Centro de Ciências Humanas Letras e Artes (CCHLA) e o Centro de Biociências (CB), da UFRN, com o programa Arboriza Natal, gerido pelo professor vereador Robério Paulino.

De acordo com Vânia Alberton, uma das responsáveis pelo programa, há a previsão da doação de 30 mil mudas de árvores, ao longo dos anos, ao município. “Nós fechamos essa parceria e nos comprometemos a produzir as mudas e doá-las, de acordo com a capacidade do nosso viveiro e conforme essas mudas cheguem no tamanho ideal para a entrega ao Horto Municipal”, disse.

Para saber mais informações e adquirir as mudas, os interessados podem acessar o site do Planta Natal clicando aqui.