Quatro alunos da Escola Municipal Laura Maia foram selecionados para participar do Campeonato Brasileiro Infanto-Juvenil de Judô que acontece em Vitória (ES) nos dias 22, 23 e 24 de maio. A classificação é fruto do trabalho realizado pelo professor Emerson Ramos com o projeto Judô - Caminho suave para a educação. O projeto conta com 50 alunos da escola e, a partir desse ano, também passou a atender pessoas da comunidade.

O Judô - Caminho suave para a educação começou a funcionar no ano passado e este ano o projeto passou a ser filiado à Federação Norte-riograndense de Judô, obtendo bons resultados estaduais e regionais. Até o momento a escola obteve em três competições, três medalhas, com cinco atletas também pontuando medalhas no campeonato do Nordeste. Isso ocorreu em abril passado, onde quatro alunos realizaram a seletiva para o campeonato brasileiro.

Na última seletiva da Federação, a escola ganhou quatro vagas para participar da competição nacional em Vitória. Os alunos classificados para o Campeonato Brasileiro Infanto-Juvenil de Judô foram: Gustavo Regis, 11 anos, aluno do 6º ano; Lorena Beatriz, 10 anos, aluna do 5º ano; Letícia Gabriele, 11 anos, aluna do 6º ano e Ana Carolina, 11 anos, aluna do 5º ano. Os alunos treinam à noite na escola numa sala de aula improvisada para a modalidade esportiva.

A escola está esperando a verba do PDE para comprar os tatames e melhorar os rendimentos dos atletas. A Secretaria Municipal de Educação (SME) assegurou a compra de kimonos para os quatro atletas que irão representar Natal no campeonato brasileiro. A atleta Lorena afirmou que vai se esforçar bastante por uma medalha. “Participar da competição para mim já é uma grande vitória”, disse. Já Gustavo se diz confiante para ganhar uma medalha. O professor Emerson está bastante satisfeito com as vagas garantidas. “Isso é uma vitória para nós”, finaliza.