Sustentabilidade e o conhecimento sobre a história dos povos indígenas foi tema de uma aula de campo realizada nesta sexta-feira (02), com estudantes da Escola Municipal José do Patrocínio Pereira Pinto ao Sítio Histórico e Ecológico Gamboa do Jaguaribe, localizado no bairro da Redinha. Ao todo, 27 alunos do 4° ano do Ensino Fundamental participaram da atividade.

A aula aconteceu por meio da trilha realizada pelos alunos para conhecer o espaço, ao mesmo tempo em que era explicada a história do ambiente e os fatores culturais envolvidos no local. Os estudantes puderam observar os manguezais e o rio da região, percorrendo mais de 30 minutos de trilha na floresta.

Guiando a visita da escola, o produtor audiovisual, cultural e guia turístico do local, Fábio de Oliveira, explicou sobre a importância de se receber uma escola pública no Sítio Ecológico da Gamboa do Jaguaribe. “A aula de campo em um espaço como o nosso é de muita importância para desconstruir a narrativa colonial que é imposta desde muitos séculos, um espaço de diálogo para trazer na vivência essas histórias dos nossos povos. A versão do caçado e não do caçador. Pensamos em trazer a perspectiva dos nossos povos, trazendo vários elementos, as lutas que estão sendo travadas neste mais de 500 anos, questões ambientais, de preservação, que são fundamentais de serem discutidas” comentou Oliveira.

Professora da Escola Municipal José do Patrocínio Pereira Pinto que acompanhou a turma na aula de campo, Josineide dos Santos Barbosa, contou que já trabalha as questões de cultura indígena e afro brasileira em sala de aula, e a aula de campo acaba se mostrando como uma extensão valiosa para o processo de ensino.  “A importância em primeiro lugar é a consciência ecológica, que eles precisam desenvolver, pois vivem na cidade e não tem contato com essa área verde, preservada, como esse espaço. É fundamental que eles tenham essa consciência da preservação, da questão indígena e sua importância. A história dos índios e do nosso país” explicou a professora.

O aluno Luciano de Lima, que tem 10 anos, disse que nunca tinha ido ao sítio ecológico e gostou da trilha realizada. “Gostei muito de ver o rio, é muito bonito aqui” contou o aluno do 4° ano. Também matriculada no 4° ano da Escola Municipal José do Patrocínio P. Pinto, Keren Kethlen Arruda Souza, de nove anos, comentou que gostou do rio, das árvores e da natureza no geral. “Também gostei muito das comidas” relatou. No passeio, os alunos puderam experimentar comidas como milho, pipoca e sucos naturais, servidos em coqueiros e folhas.