O primeiro dia do X Encontro Regional de Fiscais de Atividades Urbanas do Nordeste (EREFAU-NE) foi aberto com o ciclo de palestras, a primeira do dia foi sobre “O sistema de fiscalização eletrônica no munício de São Paulo”, apresentado pela Supervisora de Fiscalização de São Paulo, Ana Carolina Adriano. O encontro começou nesta última quarta (31) e segue até sábado (3), no Parque da Cidade, com o intuito de promover uma troca de conhecimentos entre os profissionais da área de fiscalização. 

A palestra que deu início ao segundo dia de atividades do X EREFAU-NE abordou a modernização do sistema de fiscalização da cidade de São Paulo, onde tudo pode ser feito imediatamente no local da fiscalização e de forma eletrônica. “Em São Paulo, nós não usamos mais autos de papel, tudo é feito em um tablet, é um novo sistema de gerenciamento que nós implementamos lá. O fiscal sai pra rua e leva um tablet e uma impressora portátil, o que facilita o trabalho desses profissionais e deixa mais rápido, sendo feito tudo ali na hora. O sistema beneficia todos os outros setores que dependem dos registros feitos pelos fiscais, agilizando todo o processo”, explica Ana Carolina Adriano.

Segundo Ildeu Andrade, fiscal de Belo Horizonte e vice-presidente da Federacao Nacional de Fiscais e Auditores Fiscais de Atividades Urbanas (FENAFISC), o tema abordado na palestra indica um grande avanço para a área de fiscalização. “É um sistema muito bom, um exemplo do que pode ser implementado nesse campo, principalmente com a modernização e a digitalização já chegando a todas as áreas de trabalho. Esse tipo de instrumento ajuda muito o nosso trabalho, principalmente quando a fiscalização já é empenhada, como a de Natal”, destaca.

O Encontro reúne fiscais das áreas de Desenvolvimento Urbano e Urbanismo, Meio Ambiente, Posturas, Transporte e Mobilidade, Vigilância Sanitária, Tributária e Defesa do Consumidor, além de contar com a participação de diversas instituições, professores e alunos universitários de todo o país. Segundo o organizador do evento e supervisor geral da fiscalização ambiental da Semurb, Leonardo Almeida, o X EREFAU-NE tem sido um sucesso. 

“O evento já começou com um grande público no auditório do Parque da Cidade e com uma presença de muitos fiscais no segundo dia, principalmente com essa primeira palestra sobre o sistema de fiscalização eletrônica de São Paulo/SP, que era de interesse de todos. A expectativa é de que a partir de 2023, Natal  faça a adesão ao sistema de expedição eletrônica de notificação, intimação e autos de infração, mas é importante que outras cidades também conheçam esse novo instrumento”, ressalta. 

PROGRAMAÇÃO

Amanhã, segundo dia do evento, pela manhã, acontece a mesa “Medicina Veterinária e Vigilância Sanitária”, comandada pela Especialista em Gestão da Vigilância Sanitária e fiscal de atividades urbanas e vigilância sanitária de Fortaleza/CE, Marta Jucá, e pelo médico veterinário do Contro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Natal/RN, Ciro Fagundes. 

Durante a tarde a palestra “Fortaleza: um novo modelo de fiscalização municipal” acontece com a  Presidenta da Associação dos Fiscais do Município de Fortaleza (AFIM) Rachel Viana. E logo em seguida acontecem dois minicursos, um sobre o "Sonômetro classe 01 e Normas IEC 61672:2013" e o outro sobre "Metodologia de Monitoramento" ministrados pelo engenheiro mecânico e professor de pós-graduação na PUC MINAS, Marco Aurélio Rodrigues de Paula.

A programação completado evento pode ser conferida aqui.