A nona etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, disputada na arena montada, na Praia do Forte, em Natal, tem atraído cada vez mais o público. O torneio, que teve início na quarta-feira 31, segue até o domingo (4), quando serão disputadas as finais. A entrada é gratuita.

“Para Natal, a vinda do Circuito é importante sob vários aspectos. No esporte impulsiona o crescimento dos nossos atletas e atrai cada vez mais praticantes para a modalidade. Quanto mais jovens no esporte, menos problemas teremos nas ruas. Outro aspecto é a divulgação de Natal para o mundo inteiro, uma vez que os jogos têm transmissão de TV nacional e via internet para todos os lugares do planeta”, comemorou Igor Ribeiro Dantas, presidente da Federação Norte-rio-grandense de Voleibol - FNV.

A estrutura montada na praia atraiu moradores da redondeza e muita gente que veio de longe. As irmãs cariocas Magaly e Marly Martins já moram em Natal, mas estão no Circuito Brasileiro pela primeira vez. Magaly, 64 anos, era uma das mais animadas e interagia com o locutor a todo momento. Entre uma dança e outra, no ritmo das músicas da arena, ela disse que irá todos os dias. “Estarei aqui até domingo. A energia desse lugar é contagiante. Estou achando o evento perfeito”, disse.

O aposentado Dílson Pereira, morador da Praia do Meio comentou que seu esporte preferido é o futebol, mas garante que o vôlei de praia o atrai muito. “É um esporte bonito e a arena está muito organizada. Estou gostando muito de ver os jogos e a limpeza do local. Olha que de limpeza eu entendo, pois sou aposentado da Urbana”, sorri.

Fernando Paes, potiguar e árbitro internacional de voleibol de quadra, está coordenando a arbitragem no evento. Segundo ele, o nível da competição impressiona. “Quem gosta de bons jogos tem que aproveitar e comparecer à arena", comenta.

Em Natal, apesar das finais masculina e feminina do Open acontecerem só no domingo, já existem alguns campeões. Após a prata na primeira etapa, Marcos e Flávio conquistaram o título da segunda etapa do Circuito Brasileiro sub-19 com uma vitória por 2 sets a 1 (25/23, 11/21 e 15/9) sobre Pedro Lucas e Wendel. No feminino, Suzielen e Beatriz superaram Cassiane e Julia por 2 a 1 (21/19, 21/23 e 15/8) na decisão e ganharam a medalha de ouro. Gabriel Leão/Arthur e Clara/Raissa ficaram com o bronze.

Programação*
01.09 (QUINTA-FEIRA) – Fase de grupos e oitavas de final do Aberto – 8h às 17h
02.09 (SEXTA-FEIRA) – Quartas de final e semifinais do Aberto; Fase de grupos do Top 8 – 8h às 19h
03.09 (SÁBADO) – Finais do Aberto – 18h e 18h50; Fase de grupos e quartas de final do Top 8 e Disputas pelo bronze do Aberto – 8h às 13h; semifinais do Top 8 – 15h45 às 17h45 e 20h15 às 22h; 
04.09 (DOMINGO) – Finais e disputas pelo bronze do Top 8 - 9h15 às 13h
*Sujeita a alterações