A solenidade de abertura do X Encontro Regional de Fiscais de Atividades Urbanas do Nordeste (EREFAU-NE), que este ano é sediado em Natal, foi realizada oficialmente na noite dessa quarta-feira (31), no auditório do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte. Contando com a presença de fiscais urbanísticos e ambientais de quase todos os estados do Nordeste e também representantes de outras regiões do Brasil, o evento segue até o próximo sábado (3). 

A abertura foi iniciada com as boas vindas do supervisor geral de Fiscalização Ambiental da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e coordenador geral do X EREFAU-NE, Leonardo Almeida, e em seguida, a noite foi abrilhantada pelas apresentações culturais do Grupo de Regional Choro "Ginga Pau e Lata" e também com as crianças e adolescentes do Projeto Banda Escola de Taipú/RN, que encantaram o público presente. 

"É uma enorme satisfação recebê-los em Natal, onde este evento começou e foi idealizado de maneira ainda muito incipiente pela fiscalização da Semurb, mas que ao longo dos anos virou esse evento fabuloso que tomou conta do Nordeste. É um prazer receber tantos colegas aqui para trocar experiências e melhorar nossa profissão", disse Almeida.

O evento tem o objetivo de promover uma troca de experiências e de conhecimentos entre os profissionais de fiscalização, discutindo as “Conquistas, Desafios e Perspectivas” da categoria.  O titular da Semurb, Thiago Mesquita, também como anfitrião, deu as boas vindas a todos os presentes, agradeceu e parabenizou pelo importante momento.  

"Sejam muito bem-vindos, vocês que são linha de frente desse sistema de proteção. A atuação profissional da fiscalização antes de ser uma profissão é um legado. Antes de tudo é um serviço social,e por isso. nosso obrigado e nosso respeito a cada um que trabalha em conjunto com todas as políticas públicas de proteção ao meio ambiente. Que vocês tenham um evento de troca e possam aumentar a capacidade, em busca da unidade de propósito pra garantir a médio e longo prazo a preservação ambiental para nossas futuras gerações", ressaltou Mesquita

A solenidade foi encerrada com a palestra do secretário de Gestão da Prefeitura Municipal de Cariacica (ES), Jorge Eduardo de Araujo Saadi, com o tema “Ética no Serviço Público e a Importância da Fiscalização para o Ordenamento da Cidade”. 

O evento contou com a presença da procuradora de Meio Ambiente do Município de Natal, Cássia Bulhões, do prefeito de Taipú, Ariosvaldo Bandeira Junior, do Presidente da ANAFISC e FENAFISC, Juvenal Marcelino dos Santos e do Gestor do Parque da Cidade, Odorico Ferreia, que compuseram a mesa de abertura entre outras autoridades. 

PROGRAMAÇÃO

Nesta quinta-feira (1), segundo dia do evento, as palestras se iniciam às 8h30, sendo a primeira delas ministrada pela Supervisora de Fiscalização de São Paulo (SP), Ana Carolina Adriano, apresentando o sistema de fiscalização eletrônica no município de São Paulo.  E ainda pela manhã, acontece a mesa “Medicina Veterinária e Vigilância Sanitária”, comandada pela Especialista em Gestão da Vigilância Sanitária, Marta Jucá, e pelo médico veterinário, Ciro Fagundes. 

Durante a tarde a palestra “Fortaleza: um novo modelo de fiscalização municipal” acontece com a  Presidenta da Associação dos Fiscais do Município de Fortaleza (AFIM) Rachel Viana. E logo em seguida acontecem dois minicursos, um sobre o "Sonômetro classe 01 e Normas IEC 61672:2013" e o outro sobre "Metodologia de Monitoramento" ministrados pelo engenheiro mecânico Marco Aurélio Rodrigues de Paula.

A programação completa do evento pode ser conferida aqui.