A Prefeitura do Natal, através de ação integrada das secretarias de Cultura (Secult-Funcarte) e Serviços Urbanos (Semsur) concluiu a fixação da centenária estátua da Praça Pedro Velho, em Petrópolis, alvo de tentativa de furto e vandalismo. A obra de restauro ficou a cargo do escultor e artista plástico Eri Medeiros.

O processo de restauração do projeto de Corbiniano Vilaça foi conduzido pela Secult com a contratação do especialista em restauros históricos. Hoje, após ajustes finais, a estátua foi fixada e entregue ao seu local original. “Foi um processo muito delicado por ser uma obra centenária e com muitas características particulares. A restauração manteve toda a originalidade da obra”, comenta o secretário de Cultura de Natal, Dácio Galvão. A estátua da Praça Pedro Velho é uma figura feminina que representa a Pátria e tem 113 anos de história.

A Secretaria de Cultura de Natal aguarda a conclusão da análise do projeto por parte do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) para iniciar a restauração do Monumento à Independência, na Praça 7 de Setembro, no Centro Histórico.