A Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Natal) deu início na última segunda (29) a mais um ciclo de desratização na orla do município. Os agentes do Centro de Controle de Zoonoses realizam orientação educativa e colocação de armadilhas nas praias de Ponta Negra, Praia do Meio, Areia Preta e Redinha. O trabalho acontece de segunda a sexta, das 07h às 13h, até 12 de setembro. Uma nova iscagem acontece após 15 dias e o ciclo é feito de acordo com a validade do produto aplicado, geralmente a cada quatro meses.

O objetivo da desratização é controlar a população de ratos das praias, de forma a evitar a proliferação de doenças como a leptospirose e a hantavirose. Além disso também é realizado manejo correto do lixo na região e educação ambiental entre a população e quiosqueiros da região. O raticida é manipulado por técnicos do CCZ, não agride o solo e nem gera dano à população humana.

De acordo com o chefe do CCZ Natal, Jan Pierre, "durante a operação de intervenção os agentes realizam um trabalho de conscientização com os banhistas, proprietários dos quiosques, pescadores, ambulantes, dando orientações gerais, ressaltando a importância de manter a limpeza e o descarte adequado dos resíduos produzidos. Além disso, acontece distribuição de hipoclorito de sódio aos quiosqueiros e orientações sobre o manejo e higienização correta dos alimentos oferecidos por eles", indica.

A SMS/Natal reitera que a proliferação de roedores tem sido intensificada pelo descarte incorreto de resíduos, por isso a desratização objetiva inibir os índices de doenças transmitidas por estes animais. O sucesso do trabalho do CCZ e da Vigilância Ambiental depende da ajuda e conscientização da população que mora, frequenta ou trabalha na orla.