A Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Natal), vai intensificar a aplicação da vacina contra poliomielite em crianças de 01 ano a menores de 05 anos durante o mês de setembro. No próximo sábado (03) a SMS/Natal vai realizar o Dia D com uma ação de saúde disponibilizando a vacina contra a Pólio em quase todas as unidades básicas de saúde das 8h às 12h, no Parque Ecológico de Capim Macio (Rua Missionário Joel Carlson com Rua Ismael Pereira da Silva) e ainda nos pontos extras. É necessário que pais ou responsáveis compareçam com cartão de vacina e documento com foto.

Durante a semana o imunizante poderá ser encontrado em todas as salas de vacina das unidades básicas de saúde (UBS), de segunda a sexta-feira; bem como nos pontos extras do município, de segunda a sábado. Esse imunobiológico será trabalhado dentro do projeto 'Vacinando com Natal', uma iniciativa permanente do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI) do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) de Natal, que visa intensificar uma vacina de rotina todos os meses.

As unidades de saúde que não funcionarão neste sábado são: Unidades Básicas de Saúde Planície das Mangueiras, Brasília Teimosa, Cidade Praia e Nazaré.

SOBRE A PÓLIO

A Poliomielite (paralisia infantil) é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos e em casos graves pode acarretar paralisia nos membros inferiores. A vacinação é a única forma de prevenção. Todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas. Como resultado da intensificação da vacinação, no Brasil não há circulação de poliovírus selvagem (da poliomielite) desde 1990.

Dia D de vacinação contra a Pólio - 03 de setembro (sábado)
Abertura do dia D contra a Pólio - Parque Ecológico de Capim Macio: 08h às 12h
Unidades básicas de saúde: 08h às 12h