O Centro Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (CMTE) completou um ano de funcionamento neste mês de agosto e, para comemorar, a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) promove uma semana de muitas atividades, com solenidade de abertura nesta segunda-feira (29).

A programação conta com palestras voltadas para o empreendedorismo, sustentabilidade, beleza e estética. Além de exposições dos trabalhos artesanais dos artesãos vinculados à Semtas e 1ª feira de oportunidades Sine Natal e CMTE. Além disso, serão oferecidas oficinas na área de beleza e estética e mesa redonda para falar de temas atuais sobre a geração de renda e a violência contra a mulher, do trabalho profissional no setor de turismo e orientação profissional para alunos.
 
Na solenidade de abertura das atividades, a secretária da Semtas, Ana Valda Galvão, afirmou que, com a capacitação, a chance da pessoa se reinserir no mercado de trabalho aumenta, já que ela poderá observar seus potenciais e melhorar nos pontos que tem maior dificuldade. “Temos um grupo multidisciplinar com psicólogos, pedagogos, dentre outros, para dar suporte para fazer currículo, como se portar em uma entrevista, por exemplo. Com o desemprego e pós-pandemia, o Centro foi idealizado pensando na empregabilidade. Esta é uma preocupação do prefeito Álvaro Dias”, disse.

Para Albany Dutra, diretor do CMTE e do Departamento de Desenvolvimento e Qualificação Profissional (DRQP), o espaço é um produto de qualidade para a população de Natal. “Com diversos serviços com foco na qualificação e reinserção no mercado de trabalho. Ficamos muito felizes em ver a motivação, auto-estima, a mudança em cada aluno ao final dos cursos”, comentou.

O centro tem o objetivo de promover capacitação para inserção no mercado de trabalho, oferecer orientações sociais e profissionais e fazer a interlocução com o setor empresarial. Para a estudante do curso de maquiagem, Rafaela de Oliveira Felix, 34, as aulas estão suprindo todas as expectativas. “Eu comecei o curso e já estou ganhando confiança e atendendo pessoas conhecidas, já com o aprendizado daqui”, disse. Segundo a professora Rosy Araújo, o curso é totalmente prático. "Já vejo a evolução dos alunos, com o início de atendimento com os clientes”, comentou.

A solenidade em comemoração pelo primeiro ano do centro contou com a participação de representantes de universidades parceiras, como Graco Aurélio Viana, pró-reitor de extensão da UFRN e Isabela Morais, representando a Faculdade Maurício de Nassau. O evento contou com a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres (Semul), Maria José Medeiros, além da secretária da Semtas, Ana Valda Galvão, e técnicos da secretaria, com a especialista em gestão e sustentabilidade, Fabiana Godim, e da representante da Fecomércio, Raquel de Souza.

Após a abertura, os alunos de diversos cursos tiveram a oportunidade de participar da palestra “Inovação e Sustentabilidade dos Pequenos Negócios de Beleza e Estética”, com Fabiana Gondim.

Centro
Dentre os serviços disponíveis, estão os atendimentos do Sine Natal, com habilitação de seguro desemprego, cadastramento de vagas e encaminhamento para entrevistas de emprego, emissão de RG, orientação para o empreendedorismo e captação de vagas de emprego. A população poderá procurar o CMTE para intermediação de mão de obra, orientação e qualificação profissional, serviço social e cursos de qualificação. Além disso, o Departamento de Gestão, Empreendedorismo, Artesanato e Economia Solidária (Degeaes), da Semtas, promove ações voltadas aos artesãos locais, desenvolvendo ainda mais a economia solidária e o empreendedorismo no segmento.

Em um ano de retomada gradativa das atividades econômicas, a equipe já atendeu cerca de 10 mil usuários e reinseriu pessoas em áreas como hotelaria, comércio e alimentação. Além disso, foram encaminhadas 50% a mais de pessoas para entrevistas de emprego, em relação ao ano anterior, que teve um número baixo de oferta de emprego. Atualmente, existem dois centros com atendimento ao público. Um está localizado na Av. Presidente Bandeira, 765, no bairro do Alecrim. O outro fica na Rua Bariri, sn, em Lagoa Azul, Zona Norte de Natal.