Capacitar a população que mora em Natal e inseri-la no mundo do trabalho, ofertar orientações sociais e profissionais e fazer a interlocução com o setor empresarial faz  parte do equipamento da Prefeitura de Natal,  que por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), comemora seu primeiro ano de funcionamento com êxito.  Inaugurado em agosto de 2021, o Centro Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (CMTE), localizado na Av. Presidente Bandeira, 765, no bairro do Alecrim, tem construído história e mudado a vida de muitas pessoas ao longo desse ano de funcionamento, e para comemorar a Secretaria está promovendo uma semana de atividades especiais para os natalenses. 


A programação conta com palestras voltadas para o empreendedorismo, sustentabilidade, beleza e estética, exposições dos trabalhos artesanais dos artesãos vinculados à Semtas, 1ª feira de oportunidades Sine Natal e CMTE, oficinas na área de  Beleza e Estética e mesa redonda para falar de temas atuais sobre a geração de renda e a violência contra a mulher, o trabalho profissional no setor de turismo, além de orientação profissional para alunos. 


Para a secretária da Semtas, Ana Valda Galvão, o CMTE possibilita maiores chances  das pessoas se qualificarem e  serem inseridas no mundo do trabalho. “Por isso, a gestão do prefeito Álvaro Dias investiu em um espaço que tivesse diversos serviços. Comemorar um ano desse centro é de extrema importância, por todo o desempenho que tivemos aqui e  que abrimos uma nova unidade na zona norte. Nosso foco sempre será capacitar a população que busca se qualificar, contribuindo para a inclusão social e desenvolvimento econômico do nosso município”, finaliza. 


Com um espaço voltado para o desenvolvimento do empreendedorismo, de apoio à qualificação profissional para a população de Natal que busca oportunidade de emprego, o Centro tem sido uma alternativa para quem busca um diferencial, explica o diretor do Departamento de Desenvolvimento e Qualificação Profissional que atua dentro do CMTE, Albany Dutra, que comemora o sucesso do centro.   “Para nós gestores e servidores que fazemos o Centro Municipal de Trabalho e Empreendedorismo, comemorar o primeiro ano de funcionamento é uma forma de agradecer e enaltecer o excelente equipamento público inaugurado há exatamente um ano pelo prefeito Álvaro Dias, e que hoje se destaca como uma ferramenta de enfrentamento ao desemprego, através dos serviços aqui oferecidos. Assim, pensamos em uma programação de comemoração, com palestras para gestores, empresários, usuários, alunos e instituições parceiras; rodas de conversa; oficinas ", destaca. 


Centro
Dentre os serviços disponíveis, estão os atendimentos do Sine Natal com Habilitação de Seguro Desemprego; cadastramento de vagas e encaminhamento para entrevistas de emprego; emissão de RG; Orientação para o Empreendedorismo; Captação de Vagas  de Emprego; Intermediação de mão de obra; Orientação Profissional; Serviço Social; Qualificação Profissional;  Cursos de Qualificação, nos dois turnos (Manhã e Tarde). Além disso, o Departamento de Gestão, Empreendedorismo, Artesanato e Economia Solidária (Degeaes), da Semtas,  promove ações voltadas aos artesãos locais, desenvolvendo ainda mais a economia solidária e o empreendedorismo no segmento.


Cursos profissionalizantes gratuitos
Em um ano a Semtas ofertou mais de 4 mil vagas nos cursos de qualificação profissional, preparando a população para o mundo do trabalho por meio do seu  programa de capacitação, ofertando cursos em diversas áreas,  para ajudar os natalenses e diminuir o desemprego no município, gerando assim dignidade e renda.  Uma parcela do programa é executada nos Centros Municipais de Trabalho e Empreendedorismo (CMTE) do Alecrim e da Zona Norte. 


Parceria com empresas 
Durante este primeiro ano de funcionamento, o Centro Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (CMTE) firmou parcerias com  empresas como: Verdfrut,  rede Ferreira Costa e  restaurante Madero. Promovendo o preenchimento de mais de 40% das vagas disponibilizadas pelas empresas. 


Encaminhamento Sine 
Os números de encaminhamento pelo Sine Natal só crescem. Em um ano de retomada gradativa das atividades econômicas a equipe encaminhou mais de 50% de pessoas para entrevistas de emprego em relação ao ano anterior que teve um número baixo de oferta de emprego.

Confira a programação aqui