A Av. Praia de Muriú na altura da confluência com a Rota do Sol em Ponta Negra acaba de ganhar uma rotatória. O trabalho foi finalizado agora em agosto e faz parte de uma série de ações de melhoria na sinalização com foco na segurança viária.

De acordo com o diretor do Departamento de Engenharia de Trânsito da STTU, Carlos Milhor, a opção de usar rotatórias em certos cruzamentos e confluências tem sido levada em consideração em face dos semáforos. Todavia, exige muito mais do que educação dos condutores, na verdade maior conscientização com o cuidar de si e do próximo.

“Rotatória ou intersecção giratória é uma sinalização de controle de tráfego, tipo cruzamento circular, ordenador de fluxos, caracterizado pelo encontro de no mínimo três (03) ramos convergentes, sendo uma ilha central circular, em torno da qual é estabelecido um único sentido de circulação”, destaca Milhor.

Quem transita nas quatro regiões da cidade, percebe que as rotatórias estão presentes em importantes cruzamentos nos principais corredores viários, substituindo inclusive os semáforos – onde os índices de acidentes são menores.


A sinalização fixada sobre o pavimento - com tachões, bate-rodas e pintura de zebrados – também canaliza melhor o limite de velocidade e o fluxo do veículo na hora de entrar na rotatória.