O pagamento da diferença retroativa referente aos meses de maio, junho e julho do piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias do Município será efetuado pela Prefeitura de Natal até o início da tarde desta quinta-feira (18). A previsão era de que esse repasse fosse feito somente nesta sexta-feira (19), mas, atendendo a uma determinação do prefeito Álvaro Dias, a Secretaria Municipal de Administração (Semad), antecipou o crédito nas contas dos servidores. Serão beneficiados 1.509 agentes, entre ativos e pensionistas.

A implementação do piso foi um compromisso firmado de público pelo prefeito, durante assembleia promovida pela categoria na última terça-feira (16). Os agentes passarão a receber agora R$ 2.424,00. Além do cumprimento do piso nacional, a gestão municipal já concedeu aos agentes de saúde e endemias um acréscimo no auxílio-alimentação, como também aumentou a gratificação dos profissionais. A Prefeitura também vai enviar à Câmara Municipal um projeto de lei para atualizar as remunerações do Plano de Cargos dos Agentes.

“Assumi o compromisso e estou cumprindo. Iríamos fazer o pagamento dos retroativos amanhã (sexta), mas conversei com nossa equipe econômica e pedi para antecipar o repasse. Os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate às endemias são profissionais de grande importância para a sociedade. Nossa gestão tem como marca a valorização dos servidores e estamos buscando garantir melhores condições de salário e trabalho para todas as categorias do funcionalismo público municipal, até como forma de reconhecimento pelos serviços de qualidade prestados à população”, pontua o prefeito Álvaro Dias.