Após constantes furtos de postes com placas de endereçamento das principais vias de Natal, o Núcleo de Inteligência e Tecnologia – NIT, da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social – Semdes, foi acionado pela Semurb, que fez o monitoramento e conseguiu identificar os locais para onde o material era levado, chegando até ao acusado pela receptação. Ele foi preso pela Polícia Civil no município de São Gonçalo do Amarante. 

Postes com placas de endereçamento que haviam sido subtraídos da Avenida Nevaldo Rocha em Natal, foram substituídos e novamente furtados. Na mesma avenida, meses atrás, três semáforos de pedestres também foram levados. Diante disso a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo buscou o apoio da equipe técnica do NIT, que passou a fazer o monitoramento e descobriu que o material objeto do furto era escondido por criminosos primeiramente numa casa em Natal e em seguida, transportado para outro imóvel no bairro Novo Santo Antônio em São Gonçalo do Amarante. 

Com essas constatações, a equipe encaminhou as informações à Polícia Civil de São Gonçalo do Amarante, que chegou até o endereço identificado, onde um homem que disse ser o proprietário do imóvel, permitiu a entrada dos policiais e ao ser questionado disse que os diversos materiais visíveis existentes no local, como pias, portas, grades e outros, eram de sobras de construções, informando não ter chaves de cômodos que estavam fechados.  

O Fornecedor dos materiais da Prefeitura do Natal foi chamado ao local e reconheceu que os postes e placas que estavam no imóvel, eram os que foram furtados na Avenida Nevaldo Rocha. A Polícia entrou nos cômodos que estavam com as portas fechadas e encontrou também placas de trânsito e outros objetos, tendo o acusado recebido voz de prisão e encaminhado até a Delegacia para realização de procedimentos, onde ficou à disposição da justiça. 

O Secretário da Semdes, Ney Fagner, enfatiza que a Secretaria reforçará ainda mais os trabalhos da equipe do Núcleo de Inteligência em toda a capital e que estes crimes também não serão tolerados e a exemplo desse caso, seus eventuais autores serão identificados e conduzidos às autoridades policiais, ressaltando ainda, a importância nesse sentido, da Lei 7.366, recentemente aprovada pela Câmara Municipal de Natal e sancionada pelo prefeito Álvaro Dias, que institui a Política Municipal de Prevenção e Combate ao Furto, Roubo e Receptação de Cabos, Fios e Materiais Metálicos.