A Prefeita do Natal, Micarla de Sousa, visitou na manhã desta sexta-feira (16) a sala de monitoramento das câmeras e dos semáforos do trânsito de Natal instalada na Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob). A secretaria passou a disponibilizar para a população a consulta via Internet e celular, as informações e imagens em tempo real do fluxo de veículos nos principais cruzamentos da cidade.

“Esse sistema vai poder monitorar o trânsito da cidade e os semáforos, otimizando também a fiscalização. Além disso todo esse monitoramento será disponibilizado para a população através do portal da Prefeitura”, disse a prefeita Micarla de Sousa.

Em Natal existem 11 câmeras tipo dome de 360º e seis fixas ao longo de toda avenida Afonso Pena. Os primeiros equipamentos foram instalados em março deste ano.

Para ter acesso ao sistema, a população pode acessar através do celular, o link: www.gtrans.com.br/situacaotransitonatal/wap . No portal da Prefeitura do Natal www.natal.rn.gov.br também está disponível um link direto sobre a situação do trânsito, que permitirá a população traçar a melhor rota para o trabalho, escola, etc.

Gestão e armazenamento das informações

A Central Integrada de Monitoramento de Natal permite que funcionários acionem as equipes de rua todas às vezes que algum veículo estacionar num local proibido ou quando o trânsito estiver congestionado e necessitar de intervenção dos fiscais da secretaria.

A Semob também já possui sistema capaz de receber, armazenar, tratar e disponibilizar para exibição em página de internet, aparelhos celular e emissoras de televisão, informações estatísticas referentes ao fluxo de veículos detectados automaticamente pelos equipamentos de fiscalização eletrônica.

Locais com câmeras de monitoramento da Semob

Av. Amintas Barros X Romualdo Galvão
Av. Bernardo Vieira x Av. Romualdo Galvão