A Secretaria Municipal de Educação de Natal promoveu na tarde desta segunda-feira (08), no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), a primeira reunião presencial com os gestores dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI). A abertura contou com apresentação cultural do Coral Municipal Sons da Terra que completou 31 anos de atuação e foi a primeira exibição presencial desde 2019 (período de pandemia).

Para a secretária adjunta de Gestão Pedagógica, Naire Jane Capistrano, refletir coletivamente a prática pedagógica faz parte do cotidiano da SME. “Foi o momento de reunir os diretores pedagógicos dos CMEI com vistas a melhorar cada vez mais a qualidade do atendimento às crianças da Educação infantil”, ressaltou a adjunta.

A programação contou com a palestra “Combate às Arboviroses”, ministrada pelo chefe do Centro de Controle de Zoonoses de Natal, Jan Pierre Martins de Araújo e o chefe do Núcleo de Operações de Campo do Centro de Zoonoses, Dinaldo Rodrigues Lopes. Os técnicos mostraram as condições atuais de controle dos focos de larvas dos mosquitos e as possibilidades de infestação. “Muito importante esse momento para uma autoanálise de como é que está a nossa casa, como é que estão se comportando as Escolas e CMEI, se enquanto Departamento de Vigilância, cobramos do morador que ele faça tais procedimentos para que se contenha, por exemplo uma epidemia”, afirmou Jan Pierre.

Já o coordenador Dinaldo Lopes reforçou que o compartilhamento de informações pode conter os índices e a prevenção da dengue, zika e chikungunya, baseado no combate aos criadouros do mosquito.  “A Vigilância Sanitária só combate vetor e o mosquito não vive só da água, é necessário que o mosquito coloque os ovos e se proliferem cada vez. Se não tiver criadouros, do tipo pneus abandonados, jarros com água, não tem mosquitos usando os recipientes para a proliferação”, comentou Lopes, destacando a importância da campanha nos ambientes escolares.

Na ocasião, a diretora do Departamento de Educação Infantil (DEI), Alderly Maria Façanha Carvalho, ressaltou que o encontro tem o objetivo de dialogar sobre os assuntos pedagógicos, juntamente com a secretária adjunta. “Tratamos de temas em relação ao funcionamento dos centros infantis em diálogo com os nossos referenciais e com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as formações como direito do professor, organização dos CMEI e as parcerias que o DEI vem trabalhando como o Projeto Escola para Todos, Programa Primeira Infância na Escola e Programa Criança Feliz”, afirmou Façanha.

A diretora pedagógica Jacilene Maria de Lima, do CMEI Professora Maria Ilka Soares da Silva afirmou que o planejamento pedagógico e outras informações foram importantes principalmente para os novos diretores que estão chegando na gestão. “Estamos obtendo mais conhecimentos de gestão de acordo com a função e o CMEI onde trabalho não apresenta nenhuma dificuldade nessa questão do horário dos educadores infantis”, finalizou.