Seguindo com o cronograma de formações voltadas para os profissionais da Rede Municipal de Ensino de Natal, a Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio do Departamento de Ensino Fundamental (DEF), reuniu os coordenadores pedagógicos das 72 escolas de Ensino Fundamental, para a formação com o tema “Gestão da Cultura e do Clima Organizacional da Escola”, que aconteceu na segunda-feira (08), por meio da Plataforma Meet.

De acordo com a professora formadora do DEF, Margarete Vale, um dos objetivos da formação é promover um ambiente formativo, interativo, respeitoso, reflexivo, crítico, construtivo e acolhedor, pautado na valorização dos conhecimentos e vivências educacionais que embasam o fazer cotidiano dos coordenadores pedagógicos. “A cultura e o clima organizacional da escola, ela contribui ou não, dependendo do tipo de cultura de como está o clima organizacional da escola, ela pode ser um facilitador de um processo de ensino-aprendizagem da melhoria da qualidade do ensino, ou ela pode ser um entrave para a aprendizagem”, disse.

O segundo momento da formação para os coordenadores pedagógicos contou ainda com a temática “A importância do Programa Nacional do Livro e do Material Didático para a Escola Pública (PNLD)”.

Segundo a assessora pedagógica do DEF, Vânia Lúcia de Lima, “o Programa Nacional do Livro e do Material Didático, compreende um conjunto de ações voltadas para a distribuição de obras didáticas, pedagógicas e literárias, entre outros materiais de apoio à prática educativa, destinados aos alunos e professores das escolas públicas de educação básica do país”.