O atendimento nas unidades do Cadastro Único ganhou o reforço de 32 novos colaboradores, que a partir desta segunda-feira (08), passam a atuar no preenchimento de formulários do CadÚnico e do sistema online V7, que faz a operacionalização do Cadastro. A capacitação, ministrada por servidores da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), teve encontros presenciais para a aprendizagem teórica e prática.

O treinamento para o Cadastro Único acontece periodicamente e tem o objetivo de ampliar o atendimento nas unidades. A titular da Semtas, Ana Valda Galvão, lembrou que a formação impacta diretamente na celeridade do processo cadastral e proporciona mais comodidade aos candidatos a beneficiários da rede socioassistencial.

“Sabemos o quanto esse cadastro é importante para a população que se encontra em vulnerabilidade social. Iremos promover nas próximas semanas uma série de mutirões e  com o reforço de 32 novos colaboradores para atender a alta procura pela atualização e cadastramento no Cadastro Único”, afirmou a titular da Semtas, Ana Valda Galvão.

A chefe do setor de Cadastro Único, Andreia Melo, acrescentou que a capacitação qualifica o colaborador a também identificar as dificuldades dos participantes referentes às demandas e prioridades dos usuários para se obter o cadastramento com sucesso e rapidez.

“O processo de cadastramento requer também sensibilidade dos nossos colaboradores, que devem identificar os impedimentos legais durante a entrevista. Nós costumamos dizer que os trabalhadores do CadÚnico são os mais importantes da nossa secretaria, já que o Cadastro Único é a porta de entrada para todo e qualquer benefício socioassistencial, e por isso precisamos prepará-los bem para que eles possam oferecer o melhor atendimento ao nosso público”.

Além das duas unidades do CadÚnico, localizadas nos bairros de Igapó e Ribeira, os novos cadastradores também serão encaminhados para os CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), locais que também fazem o processo de cadastramento.

Foram cinco semanas de capacitação que ocorreu no Centro de Referência Elizabeth Nasser - CREN. As duas turmas, divididas entre manhã e tarde, irão realizar a parte prática de cadastros manuais atendendo ao público em ação a ser realizada no Instituto Vida Videira, como também irão realizar a prática de cadastros online nas unidades de Cadastro Único da Ribeira e do Panatis e a parte teórica dos cadastros manuais e online acontecerão no CREN e no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves - Cemure.

Mutirão do Cadastro Único

A Semtas vai ampliar neste mês de agosto e na primeira semana de setembro o número de atendimento do cadastro único para a população. As ações estão marcadas para acontecer semanalmente nas quatro regiões da cidade. Desta forma a secretaria vai garantir o atendimento de 10 mil pessoas, ampliando aproximadamente em torno de 60% os atendimentos à população natalense.

Importante ressaltar que o  atendimento será feito exclusivamente para as pessoas que fizeram o agendamento no app Natal Digital. Na primeira semana a ação acontecerá entre os dias 10, 11 e 12 no centro municipal de Trabalho e Empreendedorismo da zona norte, localizado na rua Bariri, s/nº, Gramoré. Os atendimentos serão realizados das 8h às 17h.