Nesta sexta-feira, 05, a Prefeitura do Natal, por meio da secretaria municipal do Trabalho e Assistência Social - Semtas, entregou 306 cestas de alimentos às famílias em situação de vulnerabilidade e  afetadas pelas chuvas da comunidade Beira Rio, no bairro de Igapó.  As ações de entrega estão sendo realizadas nas comunidades conforme levantamento da Defesa Civil e da equipe técnica do Serviço de Proteção em Calamidades Públicas e Emergenciais e pelo Serviço Especializado em Abordagem Social da Semtas.

O município decretou em julho estado de calamidade diante das fortes chuvas que atingiram alguns bairros da capital e recebeu 4.500 cestas básicas do Ministério da Cidadania com o propósito de garantir a segurança alimentar e nutricional dessas famílias. "Em 15 dias estaremos entregando todas as cestas básicas. Agradeço ao Ministério da Cidadania que prontamente atendeu à solicitação da Prefeitura do Natal e enviou as cestas para as famílias atingidas pelas chuvas no município", afirmou a secretária da Semtas, Ana Valda Galvão.

As cestas de alimentos incluem 10kg de arroz, 3 kg de feijão, 2kg de leite em pó integral, 1 lata de óleo de soja, 1kg de farinha de mandioca, 1 kg de macarrão, 1kg de açúcar, 1kg de flocos de milho, 500g de sardinha e 1kg de sal.

Ileska Talina Gomes, que há 35 anos é moradora da comunidade Beira Rio, ressaltou a importância da entrega de cestas básicas. "É uma ação maravilhosa. Todas as pessoas que estão aqui são muito carentes. Tem muita gente que trabalha vendendo mercadoria, como ginga e tapioca na praia e mariscos, mas neste período de chuva ninguém consegue vender nada. Perdemos muitas coisas com a invasão da água nas nossas casas. Receber essa cesta ajuda muito", relata.

Na ocasião também foram distribuídas roupas da ação solidária que arrecadou doações para a população afetada pelas fortes chuvas que atingiram a capital. A entrega de cestas básicas e roupas seguirá o levantamento dos bairros atingidos pelas chuvas realizado pela Defesa Civil.