Nesta terça-feira (02) a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal) realizou a abertura da 9ª Semana de Vigilância Sanitária de Natal, que acontece até 05 de agosto. O evento contou com a presença do diretor presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres. O objetivo dos encontros é discutir o papel da Vigilância Sanitária com a sociedade, na busca de apresentar o escopo de sua atuação e seus desafios na comunidade.

A 9ª Semana de Vigilância Sanitária é direcionada aos profissionais que atuam na Vigilância municipal e estadual, setores regulados e estudantes da área da saúde. Para realizar a inscrição gratuita, basta acessar o site do Sebrae RN.

Na programação acontecerão momentos de palestras, mesas redondas, discussões e debates. Entre os principais temas discutidos estão o controle dos riscos à saúde, radiologia diagnóstica, rotulagem de alimentos, qualidade do ar nas doenças respiratórias, esterilização de estabelecimentos e distribuição de medicamentos.

“Esses fóruns são de grande importância, uma vez que participam diversos representantes que promovem debates de onde nascem soluções. O SUS é um bem imensurável no Brasil, que precisa ser representado e fortalecido em ações como essas, que devem se espalhar por todo o país”, indica Antônio Torres, Diretor Presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Para o Secretário de Saúde de Natal, George Antunes, o processo de vigilância precisa ser constante. “Os processos de biossegurança, a qualidade e respeito com o cliente nos restaurantes… tudo isso deve ser uma rotina. Conseguimos isso com o tempo e através dessas trocas de experiências em eventos como esse, lutando para sair dessa falta de visibilidade”, comenta.