A comunidade escolar do Centro Municipal de Educação Infantil Cléa Bezerra de Melo e da Escola Municipal Professor Carlos Bello Moreno participaram neste sábado (30), nas unidades de ensino, respectivamente, das comemorações em torno dos festejos juninos, retomando as atividades tradicionais dos arraiás interrompidos durante o período da pandemia da Covid-19.

Com o tema “CMEI Cléa Bezerra reafirmando a cultura nordestina”, a unidade de ensino trouxe o propósito de trabalhar a cultura no dia a dia e a programação envolvendo as 155 crianças dos Níveis I e II da Educação Infantil, constou de comidas típicas, apresentações das turmas, painéis decorativos e a apresentação musical de um cantor do bairro. “Os professores desenvolveram projetos, falando dos símbolos juninos, das festas juninas e do que isso representa na cultura do Nordeste'', afirmou Rejane da Silva Freitas, gestora pedagógica do CMEI. O CMEI Cléa Bezerra está localizado no Guarapes.

A concorrida festa junina da Escola Municipal Professor Carlos Bello Moreno, trouxe toda comunidade escolar para a quadra esportiva durante as apresentações de quadrilhas juninas performadas pelos estudantes, apresentações de artistas locais, brincadeiras como pescaria, exposições e até um parque temático. “A cultura popular corre em nossas veias. Estamos com muita alegria oferecendo a praça de alimentação com comidas típicas, parque temático e apresentações culturais relacionadas ao nosso projeto com a participação de todos os estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental”, destacou a gestora pedagógica Raquel Soares. A Escola M. Prof. Carlos Bello Moreno atende 286 estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e está localizada em Neópolis.

Para a secretária adjunta de Gestão Pedagógica, professora Naire Jane Capistrano, que participou das atividades, a aproximação da escola e da comunidade é sempre uma ação de muito significado. “Celebrar as festas juninas é papel das instituições educativas. É uma alegria participar desse momento que revela o compromisso das unidades de ensino em aproximar a comunidade escolar das tradições culturais”.

Sexta do João XXIII

Na última sexta-feira (29), a Escola Municipal João XXIII, também promoveu uma festa junina com o “Arraiá do Seu João”, promovendo o encontro dos estudantes, pais, funcionários e a comunidade local, contando com brincadeiras, apresentação de quadrilha, jogos, pescaria e barracas com comidas típicas.  A gestora administrativa Andreza Carla Moreira da Costa agradeceu a comunidade escolar por prestigiarem o evento. “A escola agradece aos pais de alunos, famílias, e demais pessoas que vieram abrilhantar esse momento. Ficamos surpresos pela grande quantidade de pessoas que aqui estão, nosso muito obrigado”. A unidade de ensino localizada no Alecrim atende 293 estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.