Encerram na próxima segunda-feira (19) as inscrições para o curso de Cultura Contemporânea: uma introdução – Módulo Música. O curso ministrado pelo pesquisador Paulo de Tarso Salles é promovido pelo Núcleo de Qualificação e Empreendedorismo da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte) em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco. O módulo será realizado entre os dias 20 e 23 de julho, das 14h às 17h30, no auditório da Funcarte (Rua Câmara Cascudo, 434 – Centro).

O módulo Cultura Contemporânea: uma introdução – Módulo Música faz parte das ações do Programa Estudos da Cultura e tem por objetivo atender a demanda por formação em arte e cultura contemporâneas, promovendo um curso de caráter mais introdutório e formativo, apresentando questões pertinentes ao campo da cultura nas suas mais diversas linguagens. O módulo Música – Musicalidades Pós-Modernas é composto pelo seguinte programa: A virada para o século 20: modernismos; Neoclassicismo: restauração e revolta ; Vanguardas: apogeu e declínio; Música na pós-modernidade; Contemporaneidades brasileiras.

Serão disponibilizadas 50 vagas. As inscrições podem ser feitas por email, enviando nome completo e telefone para: nucleodequalificacao@hotmail.com.

SOBRE PAULO DE TARSO SALLES

Professor Paulo de Tarso Salles - Compositor, pesquisador e violonista. Doutor em Música pela UNICAMP (2005); Mestrado em Artes pela UNESP (2002); Graduação pela Universidade São Judas (1987). Durante a década de 1990 dedicou-se à música popular, realizando várias gravações e os CDs Luz Azul (1993) e Poema Brasileiro (1996).

Desde 1999 vem escrevendo obras para diversas formações vocais e instrumentais, que têm sido executadas em concertos, congressos e festivais de música contemporânea. Leciona disciplinas teóricas no Departamento de Música da ECA/USP. Desenvolve projeto de pesquisa sobre quartetos de cordas de Villa-Lobos, com apoio FAPESP. Coordena o PAM – Laboratório de Percepção e Análise Musical, em conjunto com a Profa. Dra. Adriana Lopes Moreira. É autor dos livros Aberturas e impasses: o pós-modernismo na música (Editora Unesp, 2005) e Villa-Lobos: processos composicionais (Editora Unicamp, 2009), além de diversos artigos publicados em revistas acadêmicas e congressos de Musicologia.