Professores de Língua Inglesa visitaram durante esta quinta-feira (28) a Fortaleza dos Reis Magos dentro da programação de formação continuada do Departamento de Ensino Fundamental. A visita ao ponto histórico e turístico mais antigo do município de Natal teve como objetivo mostrar artifícios culturais que podem ser relacionados aos conteúdos didáticos e aplicados na disciplina em sala de aula.

A assessora pedagógica de Língua Inglesa da SME-Natal, Maria da Conceição Lima Vieira, comentou sobre a relevância de proporcionar esse momento aos professores de Língua Inglesa. “O forte foi palco da nossa história, os professores vieram aqui em busca de encontrar na história da nossa cidade a representação desse espaço. Quais elementos temos na nossa natureza, no nosso ecossistema e como traduzir essas características de identidade em sala de aula. Trazendo vocabulário para os alunos identificarem essas personas da natureza” contou a assessora pedagógica.

Professor de Inglês na Escola Municipal Professor Amadeu Araújo, Israel Domingos do Santos Júnior, afirmou que as possibilidades multidisciplinares são importantes para construir senso de identidade com a cidade para os alunos, e que as ferramentas pedagógicas que o espaço apresenta são extensas. “As formações continuadas sempre tem aberto horizontes para nós professores em diversos aspectos. Essa visita tem essa proposta de abrir a nossa mente para a possibilidade de projetos. Penso muito em trabalhar com a ideia de levar a tradução de palavras e guias do forte para a Língua Inglesa, colaborando para que o estudante saiba identificar palavras chave de orientação também em outra língua” pontuou Domingos.

Christiane dos Santos Pimenta Alves, professora de Língua Inglesa da Escola Municipal Professora Francisca Ferreira, destacou que correlacionar a história do Forte com o Inglês, abre reflexão para os estudantes que pensam em ser guias turísticos e exalta a importância de trazer esse contato. “Imagino que muitos dos meus alunos não têm essa vivência com os patrimônios que temos por aqui. Para utilizar isso em sala de aula é fundamental, já que somos uma cidade turística e somos uma cidade com eventos que atraem estrangeiros e pessoas de todo o Brasil. Para os que querem seguir nesse ramo do turismo, é primordial saber o Inglês desde a base. Saberem que se eles virem a trabalharem como guias turísticos ou clientes, eles precisam dessa base de Língua Inglesa” disse Pimenta.