O Departamento de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação (SME) promove durante toda esta terça-feira (26) a formação para diretores pedagógicos e coordenadores dos 74 Centros Municipais de Educação Infantil. A formação tem o propósito de orientar os professores sobre as diferentes camadas do ambiente escolar e como otimizar um espaço saudável para o convívio e ensino.

Assessora pedagógica no Departamento de Educação Infantil da SME, Carla Azevedo, contou que o processo de formação é voltado para melhorar o ensino das crianças, e tudo que é conversado e orientado tem como objetivo culminar em uma melhor performance do mundo educativo. “A política de formação da Secretaria Municipal de Educação converge com vários atores: o docente, diretores pedagógicos e os coordenadores que são estes o nosso público da formação. Iremos até dezembro com os planos e apresentações do curso”, comentou Carla Azevedo.

Desde 2017 como coordenadora do Centro Municipal de Educação Infantil Jesus Bom Pastor (CMEI), Verônica Medeiros, disse que pretende utilizar os conhecimentos da formação para configurar um meio educacional mais articulado e de melhor qualidade de ensino para os alunos do CMEI. “Eu desejo ter instrução, receber propostas e ideias que eu possa levar para as professoras, para as minhas colegas e que o nosso trabalho possa fluir com essas novas ideias e propostas. Não é fácil a função do educar e do coordenar Estou aberta e feliz com essa oportunidade de receber novas ideias e sugestões. Quero muito inserir isso na prática” relatou Medeiros.

Márcia Maria Soares Pessoa, diretora pedagógica do Centro Municipal de Educação Infantil Bom Samaritano, também exalta o processo de incluir esses conhecimentos em sua gestão e reforça a importância desse auxílio proferido pela formação. “Essa formação é importante porque além do conhecimento que ela nos apresenta, podemos levar esse conhecimento para o CMEI nos planejamentos junto com os professores. Estamos esperançosos para levar esses conhecimentos para o nosso ambiente escolar” pontuou Pessoa.

De acordo com a chefe do Setor de Ações e Projetos da Educação Infantil, Clávia Souza, a formação de coordenadores e diretores pedagógicos têm como objetivo a ampliação da compreensão e fortalecimento dos papéis e das ações dos atores da gestão democrática. “Não tem como falar em educação de qualidade sem investimento na formação continuada de professores, a qual permite que o educador agregue conhecimento e seja capaz de gerar impacto no contexto escolar”.